CPI debate papel da mídia no combate ao trabalho escravo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo realiza, na próxima segunda-feira (7), o workshop "Trabalho Escravo: o papel da mídia no debate público". O evento é exclusivo para jornalistas e visa promover o debate sobre o papel social dos meios de comunicação perante a realidade do trabalho escravo urbano e rural no país.

Na abertura do evento, o presidente da CPI do Trabalho Escravo, deputado Cláudio Puty (PT-PA), apresentará os próximos passos a serem seguidos no cronograma de investigação da comissão e, também, destacará os esforços para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PE C) que trata da expropriação de terras onde for constatada a exploração de trabalho escravo. A votação da PEC está prevista para a terça-feira (8).

O presidente da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, será o moderador da mesa de debates, composta pelo especialista em trabalho escravo urbano do Ministério do Trabalho, Renato Bignami, pelo coordenador da campanha de combate ao trabalho escravo da Comissão Pastoral da Terra (CPT), frei dominicano Xavier Plassat, e pelo coordenador nacional de combate ao trabalho escravo do Ministério Público do Trabalho, Jonas Moreno.

Ao final do workshop, serão divulgados prêmios jornalísticos em diferentes categorias como incentivo à cobertura jornalística. Também serão distribuídos certificados de participação, caderno de fontes e outras ferramentas auxiliares para a apuração de futuras pautas.

De Brasília
Com informações da CPI do Trabalho Escravo