Eduardo Guimarães: Vermelho, uma visão do futuro

Os anos 2000 marcaram o amadurecimento de uma ferramenta de comunicação que transformaria o Brasil e o mundo, uma ferramenta que os povos dos quatro cantos da Terra aprenderiam a usar de maneira a fortalecer a democracia onde já existia, a fazê-la florescer onde fora esmagada e a dá-la à luz onde nunca nascera.

Por Eduardo Guimarães*

A internet, que então dava seus primeiros passos no Brasil e que ainda era inacessível à grande maioria, propiciou que visionários investissem nessa forma de comunicação que poucos conseguiam avaliar quanto revolucionaria o mundo. O PCdoB esteve entre esses visionários.

2002, ano da eleição do primeiro presidente de origem verdadeiramente popular da história da República marcou, também, o surgimento do Portal Vermelho. Uma ideia que, à primeira vista, muitos talvez tenham considerado exageradamente otimista e ambiciosa.

Uma década depois, no entanto, não há mais dúvidas de quão inspirados estavam os formuladores do Vermelho.

Àquela época, a internet já permitia listas de e-mails que a esquerda, até então confinada a panfletos e a pequenos jornais impressos, ia gestando. Aquelas listas acabariam por se converter no embrião da blogosfera, que, alguns poucos anos depois, ganharia corpo até se tornar o que é hoje.

Ao começar a publicar artigos e até reportagens de vários militantes da imprensa independente e progressista, a iniciativa comunista foi abrindo espaço para várias outras vertentes da esquerda. Fora concebido, pois, o embrião da democratização da comunicação.

A ideia de criar o Vermelho, que hoje parece igual a tantas outras páginas agregadoras, há uma década foi uma aposta na popularização da internet que muitos sequer imaginavam que sobreviria como sobreveio graças a políticas públicas de inclusão digital que seriam adotadas durante a era Lula.

Não é exagero, portanto, atribuir ao Vermelho parcela relevante do mérito pelo crescimento da imprensa alternativa e progressista. A outra parte desse mérito se deve aos pioneiros que, já na primeira metade da década passada, apostaram no papel que os blogs assumiriam.

Hoje, quando se vê a grande imprensa burguesa, corporativa e conservadora atacar blogs e sites, percebe-se a dimensão do caráter visionário dos criadores do portal de notícias do PCdoB. Tornamo-nos uma pedra no sapato daqueles que jamais imaginaram que poderiam ser contestados por uma simples página na internet.

Ao completar sua primeira década de existência, o Vermelho estende sua vitória a todos aqueles que lutaram, e a tantos que tombaram, na luta para tornar o Brasil uma verdadeira democracia. Uma luta que ainda não chegou ao fim, mas que avançou muito mais do que poderiam supor nossos sonhos mais otimistas.

Um brinde ao futuro, pois. Um futuro em que a comunicação terá deixado de ser latifúndio de setores microscópicos e conceitualmente ultrapassados da sociedade que mantiveram este país ancorado no atraso por tantos séculos.

Viva o Vermelho, viva a blogosfera, viva a democratização da comunicação no Brasil!

*Eduardo Guimarães é jornalista, colaborador do Portal Vermelho, "blogueiro sujo" e editor do Blog da Cidadania.