Memória: o cantor sertanejo Tinoco despede-se da vida

O cantor José Perez, mais conhecido como Tinoco, da dupla sertaneja "Tonico & Tinoco", deixou de viver na madrugada desta sexta-feira (4) aos 91 anos. Ele havia dado entrada no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Zona Leste de São Paulo, na noite de quinta-feira sofrendo de complicações respiratórias. Ele morreu pouco antes das 2h da madrugada, depois de sofrer duas paradas cardíacas.

José Perez, o "Tinoco"

Tinoco nasceu em 1920 na cidade de Pratânia (São Paulo). Fazia parte da dupla "Tonico & Tinoco" com o irmão José Salvador Perez, o Tonico, que faleceu em 1994. Em 60 anos de carreira, a dupla realizou cerca de mil gravações, divididas em 83 discos que venderam mais de 150 milhões de cópias; realizaram também cerca de 40.000 apresentações em toda a carreira.

A dupla deixou alguns clássicos do cancioneiro sertanejo, entre eles “O menino da porteira”, “Chico mineiro” e “Moreninha Linda”.

O último compromisso, que Tinoco – cuja carreira começou em 1935 – não conseguiu cumprir seria em um dos palcos da “Virada Cultural”, que acontece neste fim de semana na ciaade de São Paulo.

Com agências