Brasil conquista quatro ouros no GP de Atletismo no Pará

Cerca de 30 mil pessoas compareceram ao Estádio Olímpico do Pará no último domingo (6) para acompanhar o Grande Prêmio Internacional de Atletismo, competição que reuniu 112 atletas de 20 países em 15 provas.

O Brasil participou com 63 atletas e garantiu o lugar mais alto do pódio em quatro provas: salto em distância masculino e feminino, salto com vara masculino e nos 100m feminino. No total, 11 países colocaram seus atletas no pódio.

A primeira conquista do dia veio com Mauro Vinícius da Silva, no salto em distância, com a marca de 7.95 m, 30 centímetros a mais que o chileno Daniel Pineda, que ficou em segundo lugar, com 7.65 m. Mauro já garantiu o índice olímpico e é um dos pré-convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para representar o Brasil em Londres.

No feminino, a prova teve pódio inteiramente verde-amarelo: a saltadora olímpica Maurren Maggi – beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte – ficou em primeiro lugar, com a marca de 6.62 m. Keila Costa e Jessica Carolina completaram o pódio, com 6.59m e 6.42m respectivamente.

Nos 100m feminino, Rosângela Santos colocou o Brasil no alto do pódio ao vencer a prova com tempo de 11s24. A atleta igualou sua melhor marca do ano, ficando dois centésimos do índice olímpico da prova, de 11s22. A nigeriana Oludamola Osayomi, campeã da prova no ano passado, terminou com a quarta colocação.

No salto com vara, três atletas conseguiram a marca de 5,40m, mas a medalha de ouro ficou com o bolsista Fábio Gomes, que cravou o resultado em sua primeira tentativa. Mark Hollis, dos Estados Unidos e o brasileiro Augusto Dutra ficaram com o segundo e terceiro lugares.

Outro destaque da competição foi a americana Aretha Thurmond, do lançamento de disco. Aos 36 anos, ela venceu as cubanas – favoritas na prova – e estabeleceu um novo recorde do meeting na modalidade, com a marca de 61,41m.

O Grande Prêmio Internacional de Atletismo abriu o calendário do Brazilian Athletics Tour 2012, que segue com etapas em Fortaleza, Uberlândia, São Paulo e no Rio de Janeiro.

Confira os campeões do Grande Prêmio Internacional de Atletismo:

Salto em Distância Masculino – Mauro Vinícius da Silva (BRA)
Salto em Distância feminino – Maurren Higa Maggi (BRA)
Salto com vara masculino – Fábio Gomes da Silva (BRA)
Lançamento de disco feminino – Aretha Thurmond (EUA)
1500 m masculino – Fouad Elkaam (MAR)
Salto em altura feminino – Ana Simic (CRO)
200m feminino – Tiffany Townsend (EUA)
200m masculino – Michael Mathieu (BAH)
Lançamento de dardo masculino – Risto Mätas (EST)
3000m com obstáculos masculino – Sisay Korme (ETH)
800m feminino – Rosibel Garcia (COL)
Salto triplo feminino – Mabel Gay (CUB)
100m feminino – Rosangela Cristina Oliveira Santos (BRA)
100m masculino – Emmanuel Callender (TRI)
400m com barreiras – Latosha Wallace (EUA)

Fonte: Ministério do Esporte