Aldo Rebelo considera "construtiva" reunião com a Fifa

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, considerou "construtiva" a reunião da manhã desta terça-feira (8), em Zurique, com o presidente da Fifa, Joseph Blatter. O encontro durou seis horas e contou com a presença do secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, do presidente da CBF, José Maria Marin, e dos membros do Comitê Organizador Local (COL), Bebeto, Ronaldo e Marco Polo Del Nero.

"As decisões e os encaminhamentos adotados em comum acordo entre Fifa, governo brasileiro e COL ajudarão a superarmos obstáculos", disse o ministro, que voltou a se encontrar com Valcke depois que o secretário sugiriu um "chute no traseiro" do Brasil pelos atrasos na organização da Copa.

Leia também: Governo define com Fifa próximos passos para o Mundial


Segundo Blatter, os problemas foram todos resolvidos e não há mais discordância. "O Brasil tem suas obrigações, mas também seus direitos. Principalmente no que diz respeito ao legado. A Fifa e o comitê local têm suas responsabilidades, trata-se de um evento para o mundo inteiro", afirmou.

Nesta quarta-feira, o Senado deve votar o projeto da Lei Geral da Copa, que passou pela Câmara no final de março. A demora na aprovação foi alvo de críticas da Fifa.

Andamento

Na reunião, Rebelo mostrou números da preparação brasileira para a Copa das Confederações. No mês que vem, a Fifa decidirá se Recife e Salvador farão parte do torneio-teste para o Mundial. Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Rio de Janeiro já estão garantidas na competição, que será disputada entre 15 e 30 de junho de 2013.

De acordo com o levantamento do governo, divulgado também no site da Fifa, os 12 estádios da Copa contam hoje com 23,3 mil operários. Desses, 81% (19,1 mil) trabalham nas seis cidade pré-selecionadas para a Copa das Confederações.

Os integrantes do COL e o ministro também ressaltaram a importância do monitoramento das obras. A previsão é que o conselho do comitê faça reuniões a cada seis semanas. Depois, atualizações do estágio das obras serão divulgadas. O próximo encontro entre Fifa, COL e governo ocorrerá na última semana de junho, no Brasil.

Fonte: Portal Copa 2014