Base aliada do prefeito 'blinda' ida de secretários à CMM

Manobras da bancada do prefeito Amazonino Mendes, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), tem brecado a vinda de secretários para prestar esclarecimentos na Casa Legislativa. Pelo menos quatro requerimentos apresentados pela vereadora Lucia Antony (PCdoB) receberam, nesta terça-feira (08/05), pedidos de vistas por parte de vereadores da base governista.

Os requerimentos solicitavam as convocações dos secretários Marcelo Dutra, da Semmas (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Mauro Lippi, da Semed (Secretaria Municipal de Educação), Francisco Deodato, da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde), e Alfredo Paes, da Semef (Secretaria Municipal de Finanças). No caso dos titulares da Semed e da Semsa, a parlamentar quer explicações sobre os contratos de locação de veículos com a empresa Millennium Locadora, sobre os quais existem suspeitas de surperfaturamento levantadas pelo Ministério Público de Contas (MPC).

Em relação ao secretário da Semmas, Lucia Antony quer ouvir os esclarecimentos de Marcelo Dutra sobre a política de arborização urbana de Manaus. Quanto ao secretário Alfredo Paes, a vereadora quer saber sobre a terceirização da gestão das Unidades Básicas de Saúde da Família em Manaus, em particular, sobre a viabilidade econômica e financeira do contrato de terceirização.

O único secretário que virá prestar esclarecimentos será o da Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Pública), José Aparecido dos Santos, cuja convocação só foi aprovada porque a bancada governista “cochilou” na hora da votação. “A base do prefeito tem obstruído os meus requerimentos, inviabilizando o debate e a fiscalização das ações do Executivo Municipal. Quero discutir políticas públicas, apontar caminhos e cobrar soluções para os problemas da cidade. Defendo uma gestão democrática e transparente, princípios que Amazonino Mendes não adota em sua administração”, enfatizou a líder do PCdoB, ao ressaltar que dos dez requerimentos apresentados por ela, apenas dois foram aprovados.

Assessoria de Imprensa