Parlamento russo confirma Medvedev como primeiro-ministro

O Parlamento russo confirmou nesta terça-feira (8) o ex-presidente Dmitri Medvedev como primeiro-ministro, completando a troca de cargos entre os dois principais líderes do país, um dia após Vladimir Putin ser empossado como presidente.

Senadores na Duma Estatal, a câmara baixa do Parlamento em que o partido governista Rússia Unida detém a maioria dos assentos, aprovou Medvedev em uma votação de 299 votos a favor e 144 contra, após Putin pedir apoio a seu candidato.

Nos últimos quatro anos, Medvedev foi presidente, e Putin foi primeiro-ministro. A troca de cargos deixou alguns russos insatisfeitos. Eles viram na nomeação de Medvedev como primeiro-ministro um sinal de excessivo controle de Putin sobre a política nacional. Muitos foram às ruas e a polícia entrou em confronto com cerca de 150 pessoas que ocuparam um parque próximo ao Kremlin durante a noite. 

Pelo menos 22 pessoas foram detidas por não atenderem imediatamente à ordem da polícia para se dispersar para permitir a limpeza do parque. Antes do alvorecer, a polícia deteve também Alexei Navalny e Sergei Udaltsov, dois dos principais líderes da onda de protestos dos últimos meses contra Putin. 

Putin, que já foi presidente entre 2000 e 2008, tomou posse na segunda-feira para o seu novo mandato presidencial. 

Com Reuters