São Luís: Oposição aposta em candidatura do grupo

Lideranças dos partidos de oposição ao prefeito João Castelo(PSDB) reafirmam disposição em construir candidatura unificada, informa jornal O Estado do Maranhão

Marco Aurélio D´Eça
Da editoria de Política( O Estado do Maranhão)
08/05/2012 00h00
Mesmo com toda a movimentação dos seus vários pré-candida-tos, o grupo de oposição ao prefeito João Castelo (PSDB) – formado por PP, PCdoB, PTC, PPS, PSB e PDT – ainda trabalha com a possibilidade de ter um candidato único nas eleições de São Luís. E já tem até data para a definição: 25 deste mês. A ideia é escolher entre as candidaturas de Edivaldo Holanda Júnior (PTC), Tadeu Palácio (PP), Eliziane Gama (PPS) ou Roberto Rocha (PSB).
Apesar de acreditarem na escolha de um único representante, todos eles estão se movimentando como candidatos consolidados. No sábado, dia 12, por exemplo, a deputada estadual Eliziane Gama vai lançar sua candidatura, que tem o apoio do PRTB. Sábado passado, Edivaldo Holanda Júnior recebeu o apoio do PDT. No mesmo dia, Tadeu Palácio se reuniu com correligionários para definir os próximos passos da campanha.
Segundo Eliziane Gama, a discussão sobre definição de candidato único ainda está dentro do cronograma estabelecido no início do ano. "Ainda não acabou o prazo. Nós temos até o dia 25 de maio. Neste período, faremos a definição de uma candidatura", frisou a deputada. Até lá, ela pretende viabilizar o apoio da igreja Assembleia de Deus para chegar forte ao dia da definição.
O ex-prefeito Tadeu Palácio também confirma a data como limite para a definição. "Está combinado assim. O acordado é definir uma candidatura única", ressaltou. Para Palácio, o movimento de sábado, quando o presidente municipal do PDT, deputado federal Weverton Rocha, anunciou o apoio à candidatura de Edivaldo Holanda Júnior, não inviabiliza o projeto da união oposicionista. "O posicionamento do Weverton [Rocha] é este, mas isso mostra também que o PDT está no grupo", justificou.
O socialista Roberto Rocha foi além: disse que esta discussão interna sobre a candidatura única é constante. "Estamos dialogando constantemente. E este diálogo se intensificará ao longo de maio, para convergir para candidatura única", afirmou. Segundo Rocha, a movimentação de cada candidato em busca de viabilização própria, ao contrário de sugerir um racha interno, mostra, na verdade, a força que cada um tem para contribuir. "E este projeto não é apenas para 2012, mas também para as eleições estaduais e federais", justificou.
Até agora, os quatro candidatos têm certeza de apenas um fato: o ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB) não disputará as eleições municipais. E todos também exigem a presença dele na campanha.
Os critérios para escolha do candidato
Pesquisa qualitativa: Este levantamento vai dizer o perfil desejado em um candidato pela população de São Luís e mostrar o potencial de cada candidato, levando em conta os aspectos capacidade de conquistar votos, grau de rejeição e capacidade administrativa demonstrada.
Agregação ou convergência: É a capacidade de cada candidato em agregar o maior número de apoios internos e externos, favorecendo a garantia da estrutura capaz de levá-lo à disputa com chances de polarizar o pleito com o prefeito João Castelo e levá-lo ao segundo turno.
Pesquisa qualitativa: Os índices de intenção de votos de cada um dos quatro candidatos e sua capacidade de mantê-los, perdê-los ou ampliá-los no decorrer da campanha, levando em conta aspectos como reccall eleitoral, percepção do eleitor e consolidação de voto.