Dino pede apoio da Câmara para crescimento do turismo

Em audiência pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, o presidente da Embratur frisou o crescimento do setor, apesar das dificuldades orçamentárias

Flávio Dino

O turismo brasileiro precisa investir em publicidade, segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino. Ele informou há pouco que, para divulgar o Brasil em 15 países, a empresa dispõe de apenas R$ 26 milhões. “Há Estados que dispõem de mais verbas do que nós”, lamentou. Em 2011, relatou, o setor de turismo rendeu ao País R$ 6,8 bilhões.

Dino participa de audiência publica da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados sobre os planos da Embratur para 2012. Segundo o dirigente, uma nova campanha sobre o Brasil será lançada em Londres, durante os Jogos Olímpicos deste ano e a intenção é ampliar a veiculação para 17 países. “Precisamos do apoio da comissão para ampliar os recursos”, ressaltou.

Dino disse também que serão destinados R$ 4 milhões a Estados e prefeituras que queiram receber eventos internacionais. O edital para inscrição de projetos está aberto. O ranking da Associação Internacional de Congressos e Convenções (Icca) posicionou o Brasil em sétimo lugar nesse setor. Conforme Dino, foram 304 eventos no ano passado.

O País subiu duas posições e está à frente de nações como China e Japão, sediando 304 eventos nacionais no ano passado. O brasil é o único na lista dos 10 mais, observando crescimento total da área de 10% em relação a 2010. Flávio Dino ainda sugeriu aos deputados o convite das redes hoteleiras para discutir soluções para os altos preços de hospedagem no país.

Fonte: Agência Câmara de Notícias, com informações da Redação Vermelho / Maranhão