Indústria cresce em março, mas capacidade instalada cai, diz CNI

A utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria brasileira registrou queda de 0,5 ponto percentual de fevereiro para março, passando de 82 para 81,5 pontos.

Em março de 2011, esse índice – que indica o quanto do parque industrial brasileiro está sendo usado para atender à demanda por produtos – registrou 82,7 pontos.

Apesar da queda da UCI, o faturamento real apresentou aumento de 0,9% em relação ao de fevereiro, descontada a inflação. Comparado a março de 2011, o aumento chega a 3,6%, segundo os Indicadores Industriais divulgados nesta quarta-feira (9) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Já as horas trabalhadas cresceram 0,4% na passagem de fevereiro para março, e 0,7% na comparação com março do ano passado.

O emprego aumentou 0,3%, de fevereiro para março (dados dessazonalizados). Na comparação com o mesmo mês de 2011, houve crescimento de 0,4%.

O rendimento médio real do trabalhador aumentou 5,7% em relação a fevereiro, e 9,4% na comparação com março de 2011. A massa salarial real (descontada a inflação) registrou aumento de 6,3% na comparação com o mês anterior, e de 9,8% ante março do ano passado.

Fonte: Agência Brasil