Enfermagem promove caminhada em defesa das 30 horas

 Uma grande mobilização da enfermagem na orla do Rio acontecerá no próximo domingo, dia 20 de maio, com a Caminhada da Enfermagem em Defesa das 30 horas, como mais uma atividade em comemoração a 73ª Semana Brasileira da Enfermagem.

Enfermagem Caminha

 A concentração será na Praça do Leme, com saída às 9 horas, em direção ao Posto 6, em Copacabana. De acordo com a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ), responsável pela organização da atividade, a luta pela jornada de 30 horas é uma reivindicação antiga. Algumas categorias profissionais da saúde já conquistaram, porém, há mais de uma década a enfermagem brasileira luta para aprovar o Projeto de Lei 2.295/2000, que regulamenta a jornada de trabalho.

“Somos mais de 1,6 milhão de enfermeiros, técnicos e auxiliares. Numericamente formamos a maior força de trabalho da área de saúde do país. No entanto, até hoje esperamos a aprovação do projeto; não possuímos piso salarial condizente com a nossa formação; o direito ao duplo vínculo nos é constantemente negado, e somos a categoria que mais sofre assédio moral no trabalho”, afirma a parlamentar comunista.

A deputada acredita que para mudar esta situação é necessário que se ocupe os espaços de poder, que a categoria se conscientize de que é a responsável pelo seu destino e que somente participando da organização e mobilização, poderá alcançar vitórias, conquistar respeito e valorização por parte dos gestores da saúde do país:

“Vamos fazer com que esse momento seja de celebração e de reflexão profissional. Saúde de qualidade se faz com enfermagem valorizada”, diz a deputada, acrescentando que todos devem comparecer vestidos de branco na caminhada das 30 horas.