Está chegando o 10º Congresso da UJS Minas

No próximo final de semana, 26 e 27 de maio, a UJS Minas realizará no campus do CEFET em  BH o seu 10º Congresso que apontará a necessidade de um novo caminho para Minas. Confira o texto do presidente da UJS no estado, Flávio Nascimento, sobre os rumos do estado.

10º Congresso da UJS Minas: um novo rumo para a complexa estrada chamada Minas
 
Em meio às manifestações em defesa do desenvolvimento nacional surge uma comoção entre o povo brasileiro. O povo está ciente que o Brasil vive um novo ciclo nacional de desenvolvimento, distribuição de renda, erradicação da miséria, expansão do ensino técnico e superior e avanços na democracia com a instalação da Comissão da Verdade. Porém o mesmo povo tem o sentimento de que o Brasil pode mais. E a juventude exige mais.

Na Educação necessitamos de uma completa transformação no ensino básico, que pouco avançou na última década, as vagas no ensino superior público ainda precisam expandir muito para absorver a demanda social e as universidades precisam de mais investimentos para contribuir de uma nova maneira com o desenvolvimento nacional. Portanto, é urgente a aprovação dos 10% do PIB destinados à Educação. 

Em apenas 28 anos de regime democrático no país, é evidente a necessidade de aprimoramentos em nossa Democracia. E só vamos conseguir isso com uma profunda reforma política que contemple o financiamento público exclusivo de campanha e a lista pré-ordenada. Além da tão esperada democratização dos meios de comunicação.

Em Minas Gerais é necessário redobrarmos as atenções. O estado vive uma situação complicadíssima com uma dívida pública que já chega a 63 bilhões de reais e que aumentou mais 300% na última década, durantes os governos do PSDB. O principal parque industrial do estado chamado “vetor oeste” compreendido entre a região do Barreiro em BH, “cidade industrial” na cidade operária de Contagem e o polo automobilismo de Betim vive um processo de estagnação comprometendo a geração de emprego e a inovação tecnológica do estado. Outro traço preocupante foi apontado pelo jornal Hoje em Dia no dia 17/05/12 que aponta o crescimento do índice de homicídios e da criminalidade na região metropolitana de Belo Horizonte. O aumento das desigualdades regionais do estado expressa a política conservadora que governa Minas. A situação da Educação também é outro traço do jeito tucano de governar, escolas em péssimo estado, centros de excelência para servir a propaganda governamental e combate aos professores que realizaram uma greve histórica de mais de cem dias.

O povo de Minas exige um choque de desenvolvimento. A criação da rede estadual de escolas técnicas, estadualização imediata da UEMG´s, reestruturação da UNIMONTES e do ensino básico e a criação do Fundo Social do Minério são imprescindíveis para abrir um novo ciclo econômico e social capaz de preparar o estado para um salto de desenvolvimento.

A UJS Minas sabe que a estrada que nos levará aos nossos objetivos não é curta e nem fácil de trafegar. Propomos-nos a entender a complexidade da disputa política do nosso estado e fazer deste 10º congresso a apresentação do rumo da construção de um novo ciclo de modernidade que contemple desenvolvimento, educação e democracia, que Minas Gerais precisa viver.

Flávio Nascimento – presidente da UJS Minas