Em noite de homenagens, Lula recebe título de cidadão paulistano

"A partir de agora se alguém me perguntar de onde eu sou, vou dizer que metade do meu corpo é de Garanhuns e a outra metade é de São Paulo". Foi assim que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva encerrou seu discurso de agradecimento ao título de Cidadão Paulistano, à medalha Anchieta e ao Diploma de Gratidão da cidade, homenagens entregues nesta segunda-feira (21) em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São Paulo.

Lula recebe título

A cerimônia, que teve quase duas horas de duração, foi prestigiada por centenas de pessoas. O evento ainda foi acompanhado por cerca de 11 mil internautas, segundo informações divulgadas pelo cerimonial da Câmara.

O evento foi aberto pelo presidente da Câmara, José Police Neto (PSD), que após uma breve fala passou o comando para os vereadores proponentes da homenagem, Alfredinho (PT) e José Américo (PT). Eles aproveitaram a ocasião para elogiar o legado do governo do ex-presidente.

“Você conseguiu, com a sua determinação, com a sua sensibilidade, gerar um consenso político no país em torno de algumas ideias”, afirmou José Américo, se referindo a programas como o Bolsa Família e à política de valorização do salário mínimo.

Completaram a mesa da cerimônia a ex-primeira-dama Marisa Letícia e a ex-prefeita e atual senadora Marta Suplicy, que lembrou a história de superação do político. “Não foi uma vida fácil. Hoje nós estamos vendo um ex-presidente coroado no mundo inteiro, mas a gente esquece dos percalços dessa vida. O que foi ter uma família que passou por dificuldades, o que foi enfrentar enchentes na Vila Carioca, o que foi perder uma esposa por falta de atendimento médico.”

O ex-presidente foi o último a falar. Em seu discurso, ele contou um pouco de sua trajetória de vida e expressou sua gratidão à cidade. “A São Paulo devo o que sou”, declarou Lula, que no começo disse que iria apenas ler um texto curto, sem improvisar, mas acabou se estendendo por cerca de 30 minutos.

Fonte: Câmara Municipal de São Paulo