Militância faz tuitaço em defesa de ex-presidente: #brasilcomlula

Militantes do PT e ativistas digitais entraram em ação para defender o ex-presidente Lula diante da tentativa da oposição de comprometê-lo a partir de supostas declarações feitas em encontro com o Ministro do STF, Gilmar Mendes. Nelson Jobim, ex-ministro do STF, que também estava presente, já desmentiu que Lula estaria tentando interferir no Supremo. O tuitaço #brasilcomlula mobiliza centenas de pessoas no Twitter, chegando a ficar entre os dois primeiros no Trend Topics do microblog.

A ação, na verdade, trata-se de uma reação à tentativa de encapar um tuitaço negativo ao líder petista com a hastag #lulamente. Na noite de segunda-feira (28) começaram a surgir os primeiros tuites com essa hastag negativa. Não demorou muito e logo a grande imprensa hegemônica começou a replicar em seus portais, afirmando que a suposta declaração de Lula teria repercutido negativamente entre os internautas.

No início da tarde, o tuíter do PT iniciou a hastag #brasilcomlula, postando a nota oficial do ex-presidente. A adesão foi imediata e maciça. "Inverdades são adversárias diretas da democracia! #BrasilComLula", declarou a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB).

"Se Globo e Veja querem promover tuitaços contra Lula, lembrem-se que PT tem 1,5 milhão de filiados #BrasilComLula", tuitou Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania.

Durante a tarde desta terça-feira (29), foi divulgado pela página do PT um vídeo do presidente da legenda, Rui Falcão, em que convoca a militância para entrar em ação e combater os ataques feitos aos ex-presidente Lula.

“A militância do PT precisa estar atenta às manobras que transcorrem neste momento, tentando comprometer o presidente Lula com o encontro com o ministro do STF Gilmar Mendes, numa conversa já desmentida pelo Nelson Jobim, ex-ministro do STF, de que o Lula estaria tentando interferir nas decisões do STF. É preciso dizer que os ministros não são suscetíveis a pressões e que seus julgamentos são sempre pautados pelos autos”.

Assista ao vídeo:

Da Redação, com Twitter e PT