Aprovação de Hollande supera a de Sarkozy com 15 dias de mandato

Com apenas 15 dias de governo, o socialista François Hollande alcançou um nível de popularidade superior àquele atingido pelo antecessor Nicolas Sarkozy, após a eleição de 2007. De acordo com uma sondagem do jornal Libération, 62% dos franceses possuem uma opinião positiva do novo presidente e 23% o vêem de forma “muito positiva”.

Dos 1.005 entrevistados, 39% avaliaram como “razoável” a primeira quinzena do governo do socialista e apenas 31% como negativa. Dentro desse grupo minoritário, 20% se referiram à recente gestão do presidente como “ruim” e 11% como “muito negativa”. 7% preferiram não se pronunciar sobre o tema.

Em uma enquete conduzida entre 11 e 12 de maio de 2007, quando Sarkozy havia acabado de assumir seu cargo, 57% da opinião pública francesa avaliava sua gestão como positiva. Apenas no final de junho daquele ano, que essa estatística cresceria para a marca dos 63%.

A pesquisa do Libération também consultou os entrevistados sobre os pontos mais importantes e urgentes do programa de governo de Hollande. Com 72% cada, surgem empatadas na primeira posição da lista as promessas de “melhorar a condição da educação nacional” e de “alcançar um acordo com sindicatos”.

Em seguida, surgem outros tópicos como “estimular novamente o crescimento” (56%), “reduzir grandes cortes em planos sociais” (53%) e “melhorar a situação da Zona do Euro” e “reduzir os déficits públicos” (49% cada).

No que diz respeito às próximas eleições legislativas, 67% acreditam que a esquerda será vitoriosa. Apenas 20% especulam que a direita é que vencerá o pleito. Para essa questão, foram 13% os que não se manifestaram.

Os franceses não rejeitam a possibilidade de uma coalizão entre Hollande e uma bancada de direita. Isso não significa, contudo, que a maioria aprove a estratégia. São 47% os entrevistados que acreditam que essa seria uma “boa escolha”. 51%, entretanto, classificam essa como “uma má escolha”.

Fonte: Ópera Mundi