Eurozona tem crescimento nulo da economia

A economia da Eurozona, formada por 17 países ligados pela moeda única, registrou no primeiro trimestre de 2012 um crescimento nulo, o que colocou o bloco muito próximo da recessão, informaram fontes oficiais nesta quarta-feira (6).

Segundo o escritório de estatísticas Eurostat, esse comportamento foi precedido de uma contração de 0,3% no Produto Interno Bruto (PIB) durante os últimos três meses de 2011.

A entidade recordou que o crescimento de 0,5% no PIB da Alemanha cobriu em parte as cifras negativas de várias das nações que integram a zona euro.

O Eurostat apontou um panorama recessivo para a Espanha após uma queda de 0,3% no PIB, precedido por um mesmo índice no período outubro-dezembro.

Também há o caso da Itália, que sofreu uma queda de 0,8%, após outro retrocesso de 0,2% no quarto trimestre do ano passado ano e de 0,7% no terceiro.

Da mesma forma, o escritório recordou que o consumo dos lares se manteve estável, para evitar assim uma situação como a da etapa anterior quando caiu 0,5%.

Com relação às exportações, os dados mostraram um crescimento de 1%, enquanto as importações ganharam um discreto 0,1% depois da queda de 1,7% do trimestre anterior.

A Eurozona enfrenta também outros problemas econômicos, entre eles a taxa recorde de desemprego de 11%, unida à crise da dívida soberana que afeta vários de seus membros.

Fonte: Prensa Latina