A Rio+20 é o tema de capa da última edição da Revista Princípios

A Rio+20 é o tema de capa desta edição de “Princípios” (número 118). A polêmica sobre a proteção ambiental e o desenvolvimento estará em debate na Conferência que se realizará neste mês no Rio de Janeiro, vinte anos depois da histórica Conferência do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, a Eco 92.

Principios

A atual edição aprofunda o debate sobre os temas que estarão em xeque na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Na primeira matéria Aldo Arantes aborda “A Rio+20 e o neoliberalismo ambiental”, com foco na polêmica proposta dos países desenvolvidos de frear o crescimento somente dos países em desenvolvimento sob o argumento de busca de um novo paradigma econômico que não degrade o meio ambiente.

No mesmo sentido Luciano Rezende, Murilo Ferreira e Juares Ogliari, no artigo “Economia verde, desenvolvimento sustentável, e a Rio +20”, tratam da falácia da economia verde em meio ao discurso ambientalista. Para conhecer a posição brasileira no debate Princípios apresenta parte do documento de "Contribuição Brasileira à Rio+20".

Ennio Candotti traz importante contribuição sobre o "C&T e conservação na Amazônia + 20". Também tratando da Amazônia, mas sob outros enfoques, temos os artigos: "O desafio do povo das águas", de Lélio Costa, e "Consequências da Rio+20 no desenvolvimento sustentável da Amazônia", de Eron Bezerra e Therezinha de Jesus.

Perpétua Almeida defende que “O equilíbrio que buscamos não se limita à economia e à natureza”, e Lúcia Stumpf aborda a questão dos “Movimentos sociais em luta contra o capitalismo, inimigo dos povos e do meio ambiente”, bandeira da Cúpula dos Povos – evento paralelo à Rio+20.

Outros importantes temas em relevo no país são “A ameaça de desindustrialização”, de Osvaldo Bertolino, e “Verdade e Justiça para João Batista Franco Drummond” – em decisão inédita de retificação de óbito por parte da justiça brasileira – de Egmar de Oliveira, Carolina Melo e Paulo Abrão.

Em entrevista exclusiva para Princípios Maria Ester Drummond, viúva de João Drummond, dá um forte relato de sua trajetória de luta pela verdade e pela justiça, em prol do direito à memória e à história de seu companheiro.

No capítulo Internacional da revista temos artigos sobre “A batalha da Síria e construção de uma Nova Ordem Mundial”, de Lejeune Mirhan; “A crise do pan-americanismo e a transição no cenário internacional”, de Rubens Diniz; “Pelo fim do colonialismo em Porto Rico”, Gabriel Muriente, e “A construção do socialismo em Cuba”, de Francisco Delgado.

Princípios publica com exclusividade, em sua recém-lançada página eletrônica ( www.revistaprincipios.com.br ), a tradução em português de importante artigo do acadêmico italiano Alberto Burgio, que analisa com o ferramental teórico da atualidade a obra “Que Fazer?”, de Lênin.

Sérgio Barroso em seu artigo faz a apresentação de “Mais Partido entre os intelectuais, mais intelectuais na luta do povo”, discurso proferido por Jerónimo de Sousa – secretário-geral do Partido Comunista Português – PCP – na VI Assembleia da Organização Intelectual de Lisboa do PCP.

Na série sobre os 90anos do PCdoB José Carlos Ruy fala um pouco da caminhada histórica de um Partido que lutou, frente as várias turbulências enfrentadas no Brasil, para consolidar-se hoje numa direção estável.

Cláudio Gonzalez , da redação, foi à Caxias do Sul para dar continuidade às reportagens da Série Partido Vivo e fala do “Protagonismo comunista e classista em Caxias do Sul”.

Princípios também participou das Comemorações dos 90anos do PCdoB e faz um balanço do Seminário e dos eventos que marcaram essas comemorações.

Ao final da revista você terá resenhas de lançamentos da Fundação Maurício Grabois e da editora Anita Garibaldi.

Fonte: Fundação Mauricio Grabois