Irã saúda a disposição ocidental de dialogar

O governo do Irã saudou nesta terça-feira (12) a disposição do G5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e a Alemanha) para discutir a sua proposta de cinco pontos, nas próximas negociações nucleares que serão realizadas em Moscou e cujo êxito dependerá do enfoque positivo e a cooperação do ocidente.

Fontes da chancelaria iraniana confirmaram que a chefe de política externa da União Europeia (UE), Catherine Ashton, expressou a disposição do chamado Grupo 5+1 a escutar as ofertas de Teerã.

Catherine, que atua como representante do G5+1, conversou por telefone com o secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional e chefe das negociações nucleares do Irã, Saíd Khalili, para expressar "confiança" em que ambas as partes cheguem a um consenso.

Khalili, por sua vez, destacou a necessidade de que sejam respeitados os acordos anteriores nas conversações nucleares realizadas em Istambul e Bagdá, para avançar com a solidez necessária nas próximas negociações de Moscou, previstas para os dias 18 e 19 deste mês.

A República Islâmica propôs ao G5+1 uma agenda de cinco pontos que incluem temas globais, como o desarmamento nuclear e ações para dissipar dúvidas sobre a natureza pacífica de seu programa nuclear.

Para o porta-voz da chancelaria, Ramin Mehmanparast, o êxito da próxima rodada de negociações na capital russa depende do enfoque positivo e da cooperação das potências ocidentais.

Em relação a isso, Mehmanparast insistiu na necessidade de efetuar um diálogo "completamente sério" e definir uma agenda que seja mutuamente proveitosa a nível do segundo escalão das delegações, algo que inicialmente foi negado por Catherine e pelo G5+1.

Fonte: Prensa Latina