Manifestação pede mais negros nas passarelas

Com palavras de ordem como "Se liga meu irmão, em terra de negro quem desfila é alemão", mais uma vez a ONG Educafro realizou um protesto na frente do prédio da Bienal, em São Paulo, pedindo a presença de 20% de negros nos desfiles do São Paulo Fashion Week. A manifestação ocorreu na tarde desta quinta-feira (14).

O voluntário da organização Antônio Gomes da Silva discursava falando que a prefeitura gasta milhões no evento e que os negros não têm acesso. "Queremos o mínimo de 20% de cota dos negros", disse.

Com um caixão no meio e as letras SPFW desenhadas com correntes na frente, os manifestantes gritavam frases para chamar a atenção do público que passava pelo local, mas não parecia muito atento à manifestação.

Entre os integrantes do protesto, estavam pessoas que não têm a pele negra, como André Rodrigues. "Tem de ter a cota para negros", defendeu. No desfile do início do ano, a ONG já havia denunciado a ausência de negros no desfile. 

Em 2009, a direção do evento e o Ministério Público assinaram uma carta de intenções de que a organização iria orientar as grifes a usar 20% de negros nos desfiles. O acordo tinha duração de dois anos.

Com Terra