Outras atividades na RIO+20 e na Cúpula dos Povos

A programação durante os dias da Rio+20 e da Cúpula dos Povos será intensa. Veja o cardápio!.

Encontros Paralelos da Rio + 20

Forte de Copacabana
Local: Forte Copacabana – Praça Cel. Eugênio Franco – Copacabana

►Humanidade 2012
11 a 22 de junho, das 9h às 19h (dependendo de cada evento da programação).

Com o objetivo de discutir a garantia de melhores condições de vida em todo o planeta com crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente, Humanidade 2012 será um espaço de convivência aberto ao público. Contará com dez salas de exposição, além da Capela – Espaço das Humanidades, do Terraço do Olhar, do Jardim dos Encontros, do Café Cultural e do Auditório das Humanidades.

O evento é uma realização da Fundação Roberto Marinho e da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com a Federações das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e de São Paulo (Fiesp). Os eventos serão transmitidos ao vivo pelo site oficial do Humanidade 2012, onde os interessados também poderão conferir a programação.

►TEDx – 11 e 12 –Encerrado as inscrições:

É um dos seminários que serão realizados no espaço Humanidade 2012. Composto por palestras curtas, de no máximo 18 minutos cada, o evento tem como objetivo levar ao público ideias e experiências sobre o poder humano e o melhor jeito de usá-lo em soluções criativas para problemas cada vez mais complexos.Horário: das 9h às 19h.

Arena da Barra:

13/06/2012 , Arena 2
► Tipo de Evento: Arena da Barra/ Paralelo
► Origem: Internacional
► Responsável pelo evento: WWF

O objetivo principal deste evento será o de destacar os pontos fortes e fracos da Família de Pegadas, composta por três indicadores conhecidos como Pegada Ecológica, Pegada Hídrica e Pegada de Carbono. Isso auxiliaria no entendimento do uso destes indicadores para medir as várias dimensões relevantes do desenvolvimento sustentável. Vamos apresentar a aplicação de cada ferramenta, utilizando exemplos concretos, e de forma mais participativa possível, encerrando o evento com uma discussão qualificada.

Barra da Tijuca:
► Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20 – Inovação e Colaboração para o Futuro que Queremos

O Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20 (CSF, na sigla em inglês) reunirá cerca de dois mil CEOs, entre outros participantes esperados, para a agenda com foco na inovação e em parcerias transformadoras, entre os dias 15 e 18 de junho.

Endereço: Windsor Barra Hotel – Avenida Sernambetiba, 2630 – Barra da Tijuca.

►Rio+Social

O Rio+Social reunirá jovens agentes e vozes públicas para discutir como a tecnologia pode ser usada para criar uma mudança inspirada a partir da cidadania e das mídias digitais, no dia 19 de junho. O evento visa garantir, por meio de extensa transmissão digital, que os jornalistas, ativistas e usuários de redes sociais em todo canto tenham voz e sejam chamados à ação para o desenvolvimento sustentável. As inscrições devem ser feitas no site oficial do Rio+Social. Local: Windsor Barra Hotel.

►Arena Socioambiental

Espaço do MAM:

A Arena Socioambiental terá os seguintes espaços:

● Arena Encontros Globais
Dois debates diários com transmissão ao vivo e interativa pela internet, nos quais nomes de destaque do governo, representantes da sociedade civil e convidados tratarão dos desafios do desenvolvimento sustentável. A Arena tem capacidade para 350 pessoas e haverá tradução simultânea português-inglês e interpretação em Libras.
Debates: Das 14h30 às 16h30 e das 17h30 às 19h30.
● Palco SonoroBrasil
Apresentações musicais diárias, realizadas no intervalo entre os debates da Arena Encontros Globais, e show de encerramento no dia 22 de junho. A seleção de atrações contempla tanto a diversidade cultural do Brasil quanto os temas da agenda socioambiental.
●Exposição Portinari+Brasileir@s
Três momentos dedicados ao tema das políticas públicas: o primeiro apresenta histórias de transformação na vida de alguns brasileiros; o segundo promove a interação informativa em plataformas digitais; o terceiro homenageia a obra de Candido Portinari e estimula a reflexão social. Exposição com áudio-guia em português e inglês. Aberta ao público das 11h às 20h.
●Praça da Sociobiodiversidade
Vitrine de exposição e comercialização de produtos baseados no uso sustentável dos recursos da biodiversidade brasileira, feitos por povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares. Terá produtos da Amazônia, Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. Aberta ao público das 11h às 20h.

►Brasil Cerrado
12/06/2012 – 24/06/2012 , MAM Rio
Tipo de Evento: Evento

● Café+20
Espaço de convivência com venda de alimentos orgânicos e produtos da sociobiodiversidade e agricutura familiar (cafés, sucos, sorvetes, lanches etc). Aberto ao público das 9h às 20h.
Espaço Galpão da Cidadania
(MINC)
Rua Barão de Tefé, 75, Gamboa, Bairro da Saúde, Rio de Janeiro;
Entre os dias 13 e 22 de junho, o Centro Cultural de Ação da Cidadania, localizado nas proximidades do Píer Mauá, receberá uma série de eventos culturais organizados pelo Ministério da Cultura. Serão seminários, apresentações musicais, exposições, oficinas, mostras de audiovisual e de gastronomia, entre outros, com enfoque no tema sustentabilidade. Confira a programação completa no site do Ministério da Cultura.

● Exposição: O Brasil na Arte Popular – acervo Museu Casa do Pontal: Galpão Ação da Cidadania – de 13 a 22 de junho de 2012

Como parte da programação da RIO+20, o Museu Casa do Pontal apresenta a mostra “O Brasil na Arte Popular”. A inauguração será no 13 de Junho, no Galpão Ação da Cidadania, na Gamboa. Com sede no Recreio dos Bandeirantes, o maior museu de arte popular do país levará para a área portuária uma versão reduzida da exposição de mesmo nome que foi montada, em 2011, no Museu Nacional de Brasília e recebeu 45 mil visitantes em um mês.

Programação:

13 de Junho – Abertura oficial (fechada para convidados)

14 de Junho

9h30 às 12h30 – O desenvolvimento da cultura em escala humana, Patrício Belloy

14h às 17h – Cidades criativas e sustentáveis, Tião Rocha

14h às 17h30 – Seminário: Comunicação, Cultura e Desenvolvimento

15 de Junho

9h30 às 12h30 – Os saberes tradicionais e a cultura da sustentabilidade, Alfredo Wagner

9h30 às 16h – Seminário: Copa e Sustentabilidade

14h às 17h – Cultura digital e sustentabilidade, Michel Bauwes

18h – Vik Muniz – “Ecologia Mental”

Dia 16 de Junho

9h às 18h – Seminário: Quilombos, Terreiros e Juventudes: justiça ambiental e praticas
culturais africanas e afrodescendentes

17 de Junho

9h às 15h – Fórum Global para a Cultura e Desenvolvimento Sustentável

18 de Junho

9h30 às 17h30 – “Novas Perspectivas para a preservação e gestão do patrimônio cultural”

9h30 às 12h30 – Patrimônio Naval – Com Amyr Klimk e Dalmo Vieira Filho (Superintendente do Iphan em Santa Catarina)

14h30 às 17h30 – Seminário: Patrimônio Cultural Brasileiro

19 de Junho

9h30 às 17h30 – Seminário Internacional sobre Cultura e Sustentabilidade – CGLU

20 de Junho

10h às 19h – Seminário de Culturas Indígenas

21 de Junho

9h30 às 18h – Diálogos entre Brasil e União Europeia sobre Economia Criativa

10h às 19h – Seminário de Culturas Indígenas

22 de Junho

9h30 – 18h – Diálogos entre Brasil e União Europeia sobre Economia Criativa

 
Espaço do Saber
14 a 22 de Junho
 
A Fundação Biblioteca Nacional apresenta aqui parte de seu imenso acervo físico e digital, e de seus parceiros, com obras relacionadas ao tema da conferência e coleções relacionadas à botânica e de coleções de viajantes, além de uma mostra de produtos do Programa Cultura Viva. Um espaço destinado também ao público infanto – juvenil com estímulo à leitura, experimentação literária e mediação de leitura; Sarau de poesias e de criação de textos, com registro de palavras e textos, midiateca com curtas e documentários do acervo do MinC e títulos do catálogo da Programadora Brasil (SAV / Cinemateca Brasileira).
Cinema – Exibições especiais nos dias 15 e 17

Lixo extraordinário – Vik Muniz;

Xingu – Cao Hamburger

 

Copacabana –
● 1ª Conferência FIB Rio 2012 – Felicidade: novos indicadores para o desenvolvimento – 19 de junho de 2012, às 13h- Local: Theatro NET Rio – Rua Siqueira Campos, 143, 2º Piso – Copacabana.
Felicidade Interna Bruta (FIB) é o novo indicador sistêmico de progresso internacional, no qual considera diferentes aspectos para nortear o desenvolvimento sustentável de uma região: padrão de vida, saúde, educação, cultura, vitalidade comunitária, uso equilibrado do tempo, ecologia, boa governança e bem-estar psicológico.
O evento tem como estimativa a participação de 700 pessoas. No entanto, devido à grande procura para a Conferência FIB Rio 2012, foi aberta uma lista de espera. O formulário de inscrição e a programação estão no site da FIB.
 
Parque dos Atletas
Próximo ao Rio Centro
Rio Conventions Pavilion: Pavilhão de Conventions

13 a 22 de junho
O evento apresentará a retrospectiva das convenções sobre Mudança do Clima, de Combate à Desertificação e sobre Biodiversidade, apresentadas na Rio 92. Mais informações no site www.riopavilion.org.

Rio Centro
Encontro de jovens ‘Youth Blast’

8 a 12 de junho. Organizado pelo Major Group da Rio+20 de Crianças e Jovens, trata-se do evento oficial da juventude para a Rio+20 e promoverá capacitações e treinamentos em liderança. Mais informações no site www.uncsdchildrenyouth.org ou pelo e-mail [email protected];

Diálogos de Sustentabilidade Global

O Riocentro será, durante a Rio+20, perímetro das Nações Unidas. No local, entre os dias 16 e 19 de junho serão realizados os “Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável”, organizados pelo Governo brasileiro. A série de debates em que representantes da sociedade civil discutirão os temas prioritários da agenda internacional para o desenvolvimento sustentável: segurança alimentar, erradicação da pobreza, crise econômica, energia sustentável para todos, água, oceanos, consumo e produção sustentáveis, inovação e cidades sustentáveis, desemprego, empregos verdes e migração.

O envolvimento da sociedade civil nos “Diálogos” já pode ser feito por meio do site riodialogs.com, espaço criado para que o público possa enviar suas sugestões.
Local: Riocentro – Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca.
Educação para um futuro sustentável
21 de junho

O evento tem como propostas:

Defender a atenção permanente à Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS);

Recomendar planos de cooperação entre Educação para o Desenvolvimento Sustentável e Educação internacional para a agenda e discutir a EDS para os esforços para alcançar o desenvolvimento sustentável após as metas de 2015 (Objetivos do Milênio da ONU).

A organização está sendo feita pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em associação com o Comitê Interagências para a Década de Educação da ONU para o Desenvolvimento Sustentável, o Governo da Suécia e o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão.

Aterro do Flamento
► Cúpula dos Povos para a Justiça Social e Ambiental
Organizado por mais de 150 grupos e movimentos sociais de vários países, a Cúpula dos Povos cobrará dos governos que deem poder político à Conferência Rio+20 e implementem suas decisões. A programação do evento, que acontece nos dias 15 a 23 de junho, será composta por:

● Atividades autogestionadas de articulação, nas quais cada movimento realizará seus encontros; (programação especifica ainda não divulgada- acompanhar o site Cúpula dos Povos)

● Plenárias de convergência pré-assembleia

● Assembleia dos Povos, cujo objetivo será adotar uma agenda de posicionamento comum.

Quinta da Boa Vista
São Cristóvão
►Green Nation Fest
Antecipando a Rio+20, entre os dias 31 de maio e 7 de junho acontece a primeira edição do Green Nation Fest, um festival interativo e sensorial que estimula o público visitante a agir por um mundo mais sustentável.

A programação do Green Nation Fest será composta por três tipos de atividades:

● Competição/mostra de cinema e novas mídias;

● Exposição Interativa/sensorial;

● Seminário.

A entrada é gratuita e as atrações podem ser visitadas das 8h às 17h tanto nos dias úteis quanto nos finais de semana e feriados.