Coreia Democrática reanima a causa da reunificação

O governo da República Popular Democrática da Coreia conclamou nesta sexta-feira (15) seus vizinhos do sul a impulsionar a reunificação, tendo como guia da causa a chamada "Declaração de 15 de junho". A conclamação foi lançada na comemoração do 12º aniversário do documento adotado em uma cúpula entre o norte e o sul.

Um editorial do jornal Rodong Sinmun ressalta que "entre nós, os cidadãos", principal espírito desse texto, constitui um ideal patriótico indicador do caminho da independência e a grande unidade.

Acrescenta que o tempo decorrido desde então demonstra claramente a vitalidade e validade da declaração, e os coreanos aprenderam que sua implementação garante a reunificação e um futuro brilhante para a nação.

O jornal do Partido do Trabalho da Coreia afirma que os que simpatizam com a verdade e justiça, impulsionam o movimento pela reunificação e ao mesmo tempo recusam a ingerência de forças agressoras com um firme espírito de independência.

Ao mesmo tempo, em outro editorial pela efeméride, do jornal Minju Joson, reconhece que ainda existem obstáculos no caminho da luta por implementar a citada declaração, assinala que "nenhuma força poderá avariar a vontade da nação pela reunificação".

O documento estabeleceu ademais bases para iniciar a cooperação econômica intercoreana, entre outras decisões.

Fonte: Prensa Latina