Cúpula dos Povos: espaço para debater o futuro que queremos

Depois de um trabalho intenso e difícil, prejudicado pelo mau tempo, a estrutura que abrigará a Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo, ficou pronta na tarde de quinta-feira (14). O evento tem a mesma grandiosidade e até importância que o Fórum Social Mundial acontece paralelamente a Rio+20. Os organizadores esperam reunir 20 mil pessoas que discutirão o meio ambiente e seus temas transversais.

Militantes se organizam nos espaços para acampamento da Cúpula / fotos: André Napoleão Nápoles / Ciranda

No aterro cinco tendas foram montadas com capacidade para 800 pessoas, cada uma, além de outros 30 espaços diferentes de debates, cada um com um nome que lembram lideranças importantes ealização de plenárias, e 120 estandes. A organização montou uma estrutura com 400 banheiros químicos e três áreas de convivência, com três lanchonetes em cada uma. Também há três postos de saúde e cinco ambulatórios da Cruz Vermelha espalhados pela orla. O policiamento também foi reforçado no local.

São quase mil atividades autogestionadas entre oficinas, seminários, debates, atividades culturais – como mostras audiovisuais, teatro e música.

Juventude

Os integrantes dos movimentos sociais que se inscreveram para os acampamentos lotam os espaços reservados para tal como no Sambódromo, com 10 mil vagas; do campus da UFRJ na Praia Vermelha, com 2,2 mil lugares, e dos Cieps da Lapa, com 1,2 mil vagas. Os visitantes que desejam acampar estão sendo orientados a irem para o camping da Prefeitura, na Quinta da Boa Vista.

Segundo a organização da Cúpula dos Povos, os campings do Sambódromo, com 10 mil vagas; do campus da UFRJ na Praia Vermelha, com 2,2 mil lugares, e dos Cieps da Lapa, com 1,2 mil vagas, estão reservados para membros dos movimentos sociais. Os visitantes estão proibidos de acampar no Aterro do Flamengo e estão sendo orientados a irem para o camping da Prefeitura, na Quinta da Boa Vista.

No espaço denominado Território das Juventudes, que incide diretamente na agenda de programação, o caráter é autogestionário do espaço público e comum. Ou seja, a organização de coletivos autonomos em torno de tarefas coletivas é crucial. Os coletivos estão sendo organizados em brigadas e, em vários momentos, haverá convergência entre as várias brigadas (limpeza, alimentação, transporte, saneamento, segurança, ass. médica, infraestrutura e alvorada). Diariamente, ocorrem encontros autonomos das brigadas para atualização de informações e adequação da condução das tarefas.

São previstas atividades autogestionadas, inscritas na Cúpula dos Povos pelas entidades que compôem o enlace e também atividades estruturantes – propostas pela Secretaria Geral do Enlace e seus Grupos de Trabalho. Algumas atividades estruturantes foram organizadas coletivamente a “Abertura do Território Internacional das Juventudes” no dia 15 e “Atividade Meio” na segunda-feira (18).

Também estão ocorrendo diversas rodas de conversas, onde as juventudes se encontram e se preparam para as convergências no âmbito da Cúpula como um todo.

Assista ao vídeo explicativo sobre a Cúpula dos Povos:

Da redação com Ciranda e Cúpula dos Povos