PCdoB realiza grande convenção em BH
Com participação de mais de 900 pessoas, Convenção Eleitoral do PCdoB-BH aprova apoio à reeleição do Prefeito Marcio Lacerda (PSB) e lança chapa completa com 62 nomes que concorrerão à Câmara Municipal. Os militantes e apoiadores ocuparam as galerias da Assembleia Legislativa fazendo uma grande festa na manhã deste sábado (23/6).
Publicado 24/06/2012 18:08 | Editado 04/03/2020 16:49

A mesa foi composta por Dalva Stela, Presidenta do PCdoB em Belo Horizonte, Ronald Freitas, representando a Direção Nacional do Partido, a Deputada Federal e Presidenta do PCdoB-MG, Jô Moraes, Wadson Ribeiro, Vice-Presidente do PCdoB-MG, o Deputado Estadual Carlin Moura e Zito Vieira, Secretário de Esportes da PBH. Representando os movimentos sociais estiveram na mesa Jota Lacerda, Vice-Presidente da CTB, Minas Alexandre Torres, Presidente da FAMEMG, Péricles Francisco, Presidente da UJS-BH, Denílson Dorneles, do Sindicato dos Rodoviários e Alexandre Braga, Coordenador da UNEGRO no estado.
A primeira parte da Convenção foi dedicada à apreciação da Resolução Política e apresentação da chapa de vereadores. A Resolução Política tratava da coligação majoritária com o PSB do Prefeito Márcio Lacerda e indicava os temas prioritários que o PCdoB apresentará como propostas ao programa de governo da aliança. Depois de aprovada a resolução por unanimidade, passou-se a leitura e apresentação dos 62 nomes da chapa, dos quais 19 mulheres e 43 homens, cumprindo o que determina a legislação.
Por volta de 11h15m o Prefeito Marcio Lacerda chegou acompanhado do candidato a vice, Miguel Correa Jr, do Deputado Federal e Presidente do PT-MG, Reginaldo Lopes, do Secretario de Relações Institucionais da PBH, Marcelo Ab-Saber e de João Marcos Lobo, Presidente do PSB-BH. A Presidenta Dalva informou ao Prefeito da decisão da resolução aprovada na convenção referendando a aliança com o PSB. “O PCdoB foi o primeiro partido a apontar a necessidade de reconduzi-lo ao comando da PBH. A 12º Conferência do PCdoB em Belo Horizonte, realizada em outubro, aprovou por consenso essa aliança. Isso se deve ao fato de que a sua candidatura, prefeito, ser a expressão desse projeto que tem transformado o Brasil com Lula e Dilma”, disse Dalva ao Prefeito.
Em seguida a Deputada Federal, Jô Moraes leu uma moção em “homenagem à geração dos que lutaram pela liberdade”. “Rendemos aqui a nossa homenagem aos que viveram aquele tempo, sofreram aquelas dores e que, ainda hoje, dedicam suas vidas em diferentes espaços públicos e sociais para fazer de nosso país uma nação democrática, desenvolvida e socialmente justa”. A homenagem foi direcionada a Gilse Cosenza, ex-presidente do PCdoB na Capital e ícone da luta contra a ditadura, à Presidenta Dilma e ao Prefeito Marcio Lacerda, ambos vítimas da tortura na época da ditatura civil-militar.
O Presidente do PSB-BH saudou os presentes à convecção ressaltando que o PCdoB agrega vigor e militância à campanha eleitoral. Já Reginaldo Lopes ressaltou que a decisão do PCdoB foi importante para que o PT também entendesse a necessidade de caminhar junto com Marcio Lacerda. “O pioneirismo do PCdoB foi um incentivo para meu partido trilhar o mesmo caminho”, ressaltou Lopes. Presente na convenção, o Deputado Federal e Presidente Nacional do PTdoB, Luiz Tibe, saudou os presentes na convenção.
Representando a Direção Nacional do PCdoB, o Secretário de Planejamento, Ronald Freitas pontuou que as eleições municipais se inserem em um ambiente de acirrada disputa. “Esta é uma festa da democracia, mas não podemos nos descuidar, pois na América Latina as forças do atraso estão à espreita. Qualquer descuido e elas nos arrastam novamente para o processo de subserviência”, disse Freitas fazendo alusão ao golpe contra o Presidente Fernando Lugo do Paraguai. Dirigindo-se ao Prefeito Marcio Lacerda, Freitas ressaltou que a fidelidade do PCdoB e que a militância comunista fará todo o esforço para contribuir para reelegê-lo no primeiro turno.
O Deputado Federal Miguel Correia Jr, companheiro de chapa de Lacerda, saudou os presentes e enalteceu o papel da Deputada Federal Jô Mores como uma “professora” da bancada federal mineira. Miguel fez uma saudação especial às lideranças de Venda Nova, região da cidade onde exerce grande liderança. Bastante a vontade, o candidato a vice se colocou a disposição do PCdoB e dos candidatos a vereador.
O Prefeito Marcio Lacerda iniciou seu discurso fazendo referência à fala de Ronald Freitas dizendo que a forma como o Brasil enfrenta a crise econômica mundial demonstra que o estado é insubstituível, não só para promover a paz e a equidade social como para salvar o próprio sistema. “Estou mais empolgado com a candidatura nessa eleição do que em 2008. Conheço mais a cidade e as virtudes dos belo-horizontinos. Temos o desafio de pensar as coisas no longo prazo e consolidar as parcerias necessárias. É possível chegar em 2030 com uma cidade de alta qualidade de vida e sustentável”, disse o Prefeito. “Quero o PCdoB na equipe que elaborará o programa do próximo governo e na coordenação política da campanha”, finalizou Lacerda agradecendo o apoio recebido pelos comunistas.
Terminado o ato político, vários candidatos a vereador fizeram uso da palavra. Do lado de fora da Assembleia formou-se uma grande roda de samba onde se comemorou o êxito do evento.
Leia abaixo a resolução aprovada pela convenção:
O PCdoB em Belo Horizonte buscou construir seu projeto eleitoral desde o ano passado tendo como referencia a diretriz de buscar unificar a base de apoio do Governo Dilma na sucessão da PBH e a eleição de uma bancada de vereadores. A 12º Conferência Municipal realizada em outubro de 2011 concluiu que essa diretriz se materializa com a reeleição do Prefeito Marcio Lacerda, do PSB, partido aliado do PCdoB no plano nacional.
O resultado das eleições de outubro configurará uma nova correlação de forças no país e será determinante para a disputa política de 2014. Particularmente as 27 capitais terão influencia destacada na sucessão presidencial e dos governos estaduais. Nesse quadro e com a particularidade da disputa em Minas – visto que o candidato presidencial oposicionista pode ser o ex-governador Aécio Neves – é que a sucessão de BH tem grande importância para todas as forças políticas.
O PCdoB considera que a reeleição de Marcio Lacerda para Prefeito de Belo Horizonte, reforçada pela indicação do Deputado Federal Miguel Correia Jr do PT para vice, é uma vitória das forças políticas avançadas. Isso reforça o rumo progressista liderado pela Presidenta Dilma no plano nacional e poderá contribuir para uma vitória desse campo político em Minas em 2014.
Nesse sentido os delegados e delegadas presentes na Convenção Municipal do PCdoB-BH resolvem:
1 – Aprovar a aliança majoritária com o PSB para a reeleição do Prefeito Marcio Lacerda, que terá como vice-prefeito o Deputado federal Miguel Correi Jr do PT.
2 – Aprovar a chapa de vereadores do PCdoB e define como objetivo eleger uma bancada de vereadores comprometida com os interesses da maioria da cidade e contribuir para fortalecer o legislativo municipal.
3 – Indicar a necessidade de o Comitê Municipal mobilizar seus quadros e amigos para participar e contribuir de forma destacada na elaboração do programa do futuro governo. Tal diretriz deve ter como norte reforçar os aspectos positivos da atual administração, bem como canalizar os anseios e necessidades da população para traduzir em propostas tendo como prioridade os temas da saúde, educação, cultura, esporte, mobilidade urbana, habitação e participação popular.
4 – Fica a comissão política autorizada a fazer encaminhamentos e ajustes necessários sobre a tática deliberada na Convenção, tanto no que se refere à chapa de vereadores quanta a coligação majoritária.
Belo Horizonte, 23 de junho de 2012.
Convenção Eleitoral do PCdoB-BH