Premiê chinês destaca importância de visita à Argentina

O premiê chinês destacó nesta segunda-feira (25) ante membros da Câmara de Deputados e do Senado da Argentina a importância de sua presença no país, em ocasião do 40º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.

"Estou seguro que a partir desta visita poderemos incrementar ainda mais nosso intercâmbio e nossa cooperação em termos comerciais, políticos e culturais e a partir das excelentes bases que já possuimos", assegurou o visitante.

Wen Jibao foi recebido pela manhã no Congresso da Nação pelo vice-presidente e titular do Senado, Amado Boudou; pelo presidente dos Deputados, Julián Domínguez, e parlamentares do governo e da oposição.

No encontro, Boudou considerou fundamental o fato de poder fortalecer as relações comerciais, políticas e culturais com a China.

"Queremos realizar uma aliança estratégica e sustentada que permita a ambos os países chegar com melhores respostas a nossos povos, porque são eles quem, em definitivo, dão sentido às ações dos governos", observou.

Por sua vez, Dominguez classificou como um dia histórico o da visita de Wen Jibao e destacou o "firme compromisso" de avançar no aprofundamento das relações bilaterarais.

O premiê foi recebido na Casa Rosada pela presidenta Cristina Fernández, com quem reafirmou o compromisso de aprofundar ainda mais a aliança estratégica entre as duas nações.

Após as saudações protocolaram segundo fontes oficiais, os dois governantes foram para o gabinete presidencial, onde realizaram a conversação oficial e, posteriormente, lideraram o ato da assinatura dos acordos bilaterais no Salão das Mulheres Argentinas do Bicentenário.

No domingo (24), Cristina Fernández recebeu Wen Jibao e os dois lideraram o ato de comemoração pelo 40º aniversário do estabelecimento de relações entre os dois países, que aconteceu em 19 de fevereiro de 1972.

Fonte: Prensa Latina