PCdoB tem candidato a prefeito em Foz do Iguaçu

Em convenção eleitoral, presidente estadual do Partido no Paraná, Chico Brasileiro, foi o nome escolhido na coligação de dez siglas da base do governo. O Comitê Central do PCdoB prestigiou o evento com a presença do secretário nacional de Comunicação, jornalista José Reinaldo Carvalho

Chico Brasileiro (PCdoB) foi o escolhido de dez partidos para concorrer à Prefeitura, a vereadora do PDT, Nanci Rafagnin Andreola foi indicada para vice-prefeita. A coligação “Foz Unida e Forte” conta com dez partidos – PCdoB, PDT, PT, PMDB, PSD, PPS, PR, PP e PTN. O ato de lançamento da campanha foi realizado no Clube Gresfi em Foz do Iguaçu na manhã do último sábado (30).

O evento contou com a participação de líderes dos partidos aliados e teve algumas surpresas. Entre elas, o PMDB, que até o último minuto estava aliado ao candidato Reni Pereira (PSB), declarou apoio à coligação “Foz Unida e Forte”.

O secretário nacional de Comunicação do PCdoB, José Reinaldo Carvalho, esteve no ato e ressaltou a importância de Foz do Iguaçu para a integração entre os países do Mercosul “Foz do Iguaçu é uma das sentinelas avançadas do nosso país, é uma das guardiãs da soberania nacional, a população deste município tem entre suas principais responsabilidades assegurar a integridade do nosso país. Esta cidade é um alicerce deste triângulo que se chama Três Fronteiras. “É fundamental para a integração do Mercosul”.  Reinaldo lembrou o dirigente histórico do PCdoB, João Amazonas, falecido em 2002, ao defender a ampla coalizão formada em Foz do Iguaçu: "A unidade é a bandeira da esperança".

O PCdoB foi fundamental durante os oito anos de governo do prefeito Paulo MacDonald Ghisi, dirigiu três grandes secretarias e participou ativamente em várias outras. Chico Brasileiro foi secretário de Admnistração do Município e também de Saúde, onde lutou para implantar políticas públicas, e melhorar os serviços prestados à comunidade.

Já a militante Joane Vilela, foi a secretária de Educação responsável por grandes mudanças nesse setor. Hoje Foz do Iguaçu conta com escolas de período integral onde as crianças podem estudar música, natação, dança, artes plásticas e ter reforço escolar. Recentemente foi implantado também o Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura que serve de grande incentivo para a evolução escolar através desta prática.

No campo da Cultura, o Partido desenvolveu o Salão do Livro, atualmente um dos maiores eventos de literatura do Paraná. Todos os anos a cidade passa dez dias vivendo e respirando livros. Criou também a Mostra Municipal e Latino-Americana de Teatro, o Plano Municipal de Cultura e em 2011 realizou a primeira Conferência Municipal de Cultura.

Na área de esportes, o PCdoB foi peça fundamental para a escolha de Foz do Iguaçu como cidade sede dos X-Games em 2013, primeira vez que a competição será realizada fora de grandes capitais.

“Esses oito anos de governo durante os quais eu estive junto com o Paulo MacDonald foram uma escola, eu aprendi o suficiente para dizer que hoje estou pronto para trabalhar ainda mais por Foz do Iguaçu, uma cidade que merece ser valorizada e reconhecida mundialmente pelas belezas naturais e o potencial que tem”, afirmou Chico Brasileiro.

Mariana Serafini, de Foz do Iguaçu, especial para o Vermelho