Governo chinês dá firme apoio à prosperidade de Hong Kong

Durante as 48 horas de sua estada em Hong Kong, o presidente chinês Hu Jintao participou de dezenas de eventos políticos, estimulando e felicitando a população local.

Na festa de celebração do 15º aniversário do retorno de Hong Kong à pátria, realizada neste domingo (1º/2), Hu Jintao salientou a persistência nas políticas "um país, dois sistemas", "administração de Hong Kong pelo povo de Hong Kong" e "alto nível de autonomia".

O presidente destacou ainda o firme apoio do governo central ao governo da Região Administrativa Especial e sua execução conforme a lei, bem como a manutenção da prosperidade e estabilidade de longo prazo.

Durante os 15 anos após seu retorno, Hong Kong tem aplicado a política "um país, dois sistemas" e a Lei Básica, que mantiveram a prosperidade e estabilidade econômica, a harmonia e união social. A região tem a economia com mais vitalidade e liberdade no mundo, e ainda se caracteriza por ser um porto livre e centro financeiro, comercial e de transporte marítimo.

O desenvolvimento de Hong Kong depende do firme apoio do governo central. Durante mais de 30 anos de reforma e abertura, a China se tornou a segunda maior economia no mundo, o país com maior reserva de divisas e a economia de maior contribuição para o crescimento mundial. A elevação da força e posição internacional da China é a fonte de confiança de Hong Kong. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento estável e saudável da economia do país trouxe novas oportunidades para a região.

Nesses últimos 15 anos, o governo central tem promulgado diversas políticas favoráveis a Hong Kong. A execução do Acordo para uma Parceria Econômica Mais Estreita (CEPA, na sigla em inglês) entre a parte continental e Hong Kong não só promove a economia da região, como também compartilha os resultados da reforma e abertura da parte continental com Hong Kong. A permissão de viagem livre dos habitantes da parte continental chinesa para a região promoveu efetivamente a recuperação econômica de Hong Kong. O local está se tornando o maior mercado em circulação de renminbi fora da parte continental chinesa. Isso vai consolidar ainda mais sua posição como centro financeiro internacional.

A delegação do governo central, chefiada pelo presidente Hu Jintao, trouxe uma série de medidas favoráveis ao desenvolvimento de Hong Kong, como cooperações com a parte continental, preferência de taxas alfandegárias, etc.

O novo chefe do executivo de Hong Kong, Leung Chun-ying, destacou que "depois do retorno, o governo central tem apoiado com grande esforço o desenvolvimento de Hong Kong e a região também tem contribuído para a reforma e abertura do país. As comunicações entre as partes estão cada vez mais estreitas. E a população de Hong Kong tem um maior conhecimento sobre o país e a nação chinesa."

Nas celebrações deste domingo, o presidente chinês Hu Jintao assinalou que, com as grandiosas realizações da política "um país, dois sistemas", Hong Kong será uma pérola do Oriente cada vez mais brilhante no futuro.

Fonte: Rádio Internacional da China