Hamas suspende registro eleitoral em Gaza

O Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) suspendeu nesta segunda-feira (2), a um dia do início oficial, o registro de eleitores para as eleições presidenciais e legislativas palestinas pela repressão a seus membros na Cisjordânia, segundo um porta-voz oficial.

O porta-voz do Hamas Sami Abu Zuhri explicou que a situação na localidade, governada pela Al-Fatah, contradiz o acordado entre as duas entidades durante o diálogo de reconciliação.

Os islâmicos, que controlam a Faixa de Gaza desde que expulsaram a Al-Fatah em junho de 2007, criticaram o assédio e a detenção de integrantes de Hamas pelas forças de segurança palestinas subordinadas à administração do presidente Mahmoud Abbas.

A repressão às diferentes forças políticas e, particularmente, aos representantes do Hamas na Margem Ocidental impediu o registro e a supervisão das eleições, acrescentou Zuhri.

Assim mesmo, alegou que outra razão para cancelar temporariamente a inscrição de eleitores nesta região foi o fracasso para iniciar o registro para as eleições do Conselho Legislativo Palestino, parlamento da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

Assinalou que os dois movimentos tinham se comprometido a iniciar a inscrição para o Conselho Legislativo (CLP) de maneira conjunta com as eleições no território palestino, mas não ocorreu assim.

As regulações para a votação do CLP tinham sido acordadas por um comitê de reformas da OLP durante uma reunião efetuada no início de junho passado em Amã, a capital da Jordânia, enquanto foi lançada uma campanha internacional para registrar os palestinos.

O diretor regional da Comissão Central de Eleições, Jamil Al-Khalidi, confirmou ter recebido uma carta oficial do Hamas com a notificação da suspensão das operações em Gaza, onde o registro estava previsto para ser realizado entre os dias 3 e 14 de julho.

Fonte: Prensa Latina