Com 40 autores de 14 países, 10ª Flip homenageia Drummond

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) será inaugurada nesta quarta-feira (4) no final da noite, com uma cerimônia de homenagem a Carlos Drum­mond de Andrade e que deverá contar com as partipações de Luis Fernando Veríssimo e dos poetas Antonio Cícero e Silviano Santiago.

Flip 10 anos

Entre os autores ibero-americanos convidados para essa edição do evento, que em dez anos se consolidou como a maior festa literária do país, estão o chileno Alejandro Zambra, a portuguesa Dulce Maria Car­doso, a cubana Zoé Valdés, o haitiano Dany La­ferrière, o colombiano Juan Gabriel Vásquez e o espanhol Javier Cercas.

O grande homenageado desta 10ª edição em Pa­raty é o poeta bra­sileiro Carlos Drummond de Andrade, que será lembrado em outros eventos até outubro por conta dos 110 anos de seu nascimento.

De acordo com o diretor-geral da Flip, Mauro Munhoz, a escolha do poeta brasileiro foi baseada em sua importância para a literatura nacional e sua contribuição para o tombamento da cidade do litoral sul fluminense como Patrimônio Histórico Nacional.

“A gente tomou a decisão de homenageá-lo por sua dimensão, por ter sido um escritor que atravessava fronteiras, podendo falar para o público especializado sem perder a conexão com o público em geral. Além disso, ele foi funcionário do Ministério da Cultura e trabalhou no órgão que antecedeu o Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e o contato que estabeleceu com intelectuais nascidos em Paraty foi extremamente importante para que a cidade fosse tombada”, explicou.

Munhoz classificou a homenagem a Drummond como um “encontro feliz” entre cultura, literatura e questões do território.

Ao fazer um balanço de uma década desde a criação do festival, que cresce sem perder seu charme, o diretor-geral credita o sucesso ao equilíbrio entre tradição e inovação.

“A Flip se renova a cada ano, mas o formato mantém uma identidade muito forte. É como as casas do centro histórico de Paraty: não há duas iguais, mas o que fica é a sensação de conjunto e coerência entre todas elas”, enfatizou.

Entre os destaques internacionais desta edição estão Jennifer Egan, ganhadora do Prêmio Pulitzer de 2011 por A Visita Cruel do Tempo; Jonathan Franzen, vencedor do National Book Award por As Correções; Ian McEwan, que teve o livro Reparação transformado no filme Desejo e Reparação e o dramaturgo, contista e roteirista Hanif Kureishi, que tem alguns títulos publicados no Brasil, entre eles Intimidade.

Durante a edição comemorativa dos dez anos do festival, também serão lançados dois livros, editados pela inglesa Liz Calder, criadora da Flip, e um DVD. Os títulos literários são o Dez/Ten, composto por contos e ensaios de cinco escritores brasileiros, e o Paraty É uma Festa: 10 Anos de Flip, escrito por jornalistas associados à história do evento, como Zuenir Ventura e Humberto Werneck. Já o filme trará trechos de mesas-redondas ocorridas desde a edição de 2003.

Com agências