Maurício Rands deixa PT e vida política partidária em Pernambuco

"(…) decidi que devo sair do PT e, com dignidade, devolver meu mandato ao partido. E como gesto concreto de que não se trata de um jogo menor, de barganha por espaços de poder, decidi também sair definitivamente do governo Eduardo Campos. Esse é o custo, sem dúvida elevado, de ser fiel à minha consciência cidadã. Saio da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania."

Assim termina a carta, intitulada "Carta ao Povo de Pernambuco", divulgada nesta quarta-feira (4), pelo deputado federal Maurício Rands, onde oficializa sua desfiliação do PT, entrega ao partido seu cargo de parlamentar na Câmara Federal e deixa a Secretaria de Governo do Estado de Pernambuco, onde exercia o cargo de secretário.

Durante todo o documento, também postado em seu Twitter, Rands critica a Direção Nacional do PT e lamenta o que ele chama de imposição autoritária de ter que retirar sua candidatura.

"No debate das prévias, minha candidatura buscou construir uma legítima renovação por dentro do PT e da Frente Popular. (…) Porém, setores dominantes da Direção Nacional do PT já tinham outro roteiro que não o do debate democrático com a militância do PT no Recife e sua deliberação. Ou seja, cometeram o grave equívoco de ter a pretensão de impor, a partir de São Paulo, um candidato à Frente Popular e ao povo do Recife."

Maurício Rands é advogado e mestre em Direito pela UFPE e milita na legenda há 32 anos. Está no seu terceiro mandato como deputado federal, tendo sido líder do PT na Câmara Federal durante parte do governo Lula.

Neste ano Rands encabeçou o grupo de oposição à recandidatura de João da Costa à Prefeitura do Recife. Depois de muitos debates e divergências, Rands retirou, a pedido da Direção Nacional, seu nome da disputa e abriu espaço para a candidatura do senador petista Humberto Costa.

A íntegra da carta pode ser lida aqui.

Da Redação, com informações do gabinete do deputado federal Maurício Rands