Eduardo Campos lamenta saída de Rands de seu governo

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), lamentou a saída de seu secretário de Governo, Maurício Rands (PT-PE). Na quarta-feira (4), Rands, que também é deputado federal, anunciou sua desfiliação do partido, a devolução do seu mandato ao PT e a entrega de seu cargo no governo pernambucano.

"Preferia que ele continuasse no governo, pois vinha fazendo um excelente trabalho", afirmou Campos em nota. O governador recebeu Rands em seu gabinete, no Palácio do Campo das Princesas no fim da tarde de ontem, quando recebeu o pedido de exoneração e uma cópia da sua "carta ao povo pernambucano" em que comunica suas decisões.

Eduardo Campos encerrou a nota afirmando que "o Parlamento Brasileiro perde o melhor representante da minha geração, o PT perde um grande militante e o nosso governo um extraordinário secretário".

O governador convidou o secretário-executivo da pasta, Lauro Gusmão, para substituir Maurício Rands.O deputado federal anunciou sua decisão depois de um debate intenso interno no PT, que culminou com o rompimento da legenda com o PSB.

Advogado filiado ao PT há mais de 20 anos, Rands está em seu terceiro mandato como deputado federal e foi líder do partido na Câmara em 2008. Ele foi escolhido pelo PT, com aval de Eduardo Campos, para disputar uma prévia contra o atual prefeito de Recife, João da Costa (PT).

Rands perdeu a disputa interna, posteriormente anulada pela direção nacional da legenda. O partido optou por afastar os dois pré-candidatos da disputa e nomeou o senador Humberto Costa (PT) para a disputa.

"Cometeram o grave equívoco de ter a pretensão de impor, a partir de São Paulo, um candidato à Frente Popular e ao povo de Recife", afirmou Rands em sua carta.

Diante do cenário que poderia ser comprometedor para os planos futuros de Eduardo, o governador optou por romper a aliança com o PT e lançar a candidatura de seu secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio (PSB). Na carta, Rands disse que apoia o candidato socialista.

Fonte: Folha de S. Paulo