Procon Carioca completa três meses de atendimento com novidades
O Procon Carioca, proposto pelo vereador Roberto Monteiro (PCdoB/RJ) ao prefeito Eduardo Paes, está entrando em seu terceiro mês de funcionamento com novidades.
Publicado 04/07/2012 17:15 | Editado 04/03/2020 17:03
Agora, pela central de atendimento 1746, da Prefeitura do Rio ou pelo site www.1746.rio.gov.br, os consumidores já podem fazer reclamações sobre qualquer problema com sites de vendas on-line.
Ao todo, são 18 empresas cadastradas no sistema de atendimento eletrônico do Procon Carioca e outras empresas poderão ser incluídas nas próximas semanas.
Além de questões ligadas ao comércio eletrônico, o carioca pode denunciar também o descumprimento da legislação municipal que estabelece o tempo máximo de quinze minutos de espera nas filas dos bancos em dias normais e de trinta minutos em dias precedentes ou posteriores a feriados prolongados.
As queixas são encaminhadas às empresas, que têm até dez dias para apresentar solução. Todas as etapas são monitoradas pelo Procon Carioca. Na falta de solução, o órgão pode fiscaliza, multar e até mesmo suspender as atividades.
Desde o início de suas atividades, em março deste ano, o Procon Carioca já solucionou cerca de 98% dos 536 chamados sobre comércio eletrônico, pedidos de informações e irregularidades nos bancos.
Neste mês de junho, o órgão autuou doze agências bancárias por desrespeito à ‘Lei da Fila do Banco’, ou seja, 57% do total de vinte e uma agências vistoriadas no Centro e Zonas Sul, Norte e Oeste descumpriram o limite do tempo de atendimento.