Procon Carioca completa três meses de atendimento com novidades

 O Procon Carioca, proposto pelo vereador Roberto Monteiro (PCdoB/RJ) ao prefeito Eduardo Paes, está entrando em seu terceiro mês de funcionamento com novidades.

 Agora, pela central de atendimento 1746, da Prefeitura do Rio ou pelo site www.1746.rio.gov.br, os consumidores já podem fazer reclamações sobre qualquer problema com sites de vendas on-line.

Ao todo, são 18 empresas cadastradas no sistema de atendimento eletrônico do Procon Carioca e outras empresas poderão ser incluídas nas próximas semanas.

Além de questões ligadas ao comércio eletrônico, o carioca pode denunciar também o descumprimento da legislação municipal que estabelece o tempo máximo de quinze minutos de espera nas filas dos bancos em dias normais e de trinta minutos em dias precedentes ou posteriores a feriados prolongados.

As queixas são encaminhadas às empresas, que têm até dez dias para apresentar solução. Todas as etapas são monitoradas pelo Procon Carioca. Na falta de solução, o órgão pode fiscaliza, multar e até mesmo suspender as atividades.

Desde o início de suas atividades, em março deste ano, o Procon Carioca já solucionou cerca de 98% dos 536 chamados sobre comércio eletrônico, pedidos de informações e irregularidades nos bancos.

Neste mês de junho, o órgão autuou doze agências bancárias por desrespeito à ‘Lei da Fila do Banco’, ou seja, 57% do total de vinte e uma agências vistoriadas no Centro e Zonas Sul, Norte e Oeste descumpriram o limite do tempo de atendimento.