Senadora critica Governo de São Paulo por aumento da violência

Em pronunciamento nesta terça-feira (3), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) denunciou a falta de um plano integrado do governo de São Paulo para combater a violência praticada contra a mulher no estado. “Há seis anos a Lei Maria da Penha esta aí e nada aconteceu até agora”, disse a senadora, que citou o assassinato de 663 mulheres em São Paulo em 2010, “praticamente duas mortes por dia”.

Marta Suplicy disse que os números são gigantescos e assustam, assim como o crescimento da violência e do assassinato de mulheres no interior, o que evidencia a necessidade de ampliação dos serviços em diversas regiões.

“A violência se tornou um fenômeno. Os homens morrem nas ruas, e as mulheres são agredidas nas suas casas”, disse a senadora, com base em dados do Mapa da Violência 2012 do Instituto Sangari.

Marta Suplicy lembrou que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura a violência contra a mulher realizou seis audiências públicas regionais em São Paulo para “tentar entender e diagnosticar o que ocorreu com a Lei Maria da Penha”.

“As informações são aviltantes, não se cumpre a lei nos estados mais distantes, e também no estado mais rico da Federação”, afirmou.

Marta Suplicy disse que das 125 delegacias em São Paulo especializadas no atendimento à mulher, quatro foram fechadas e apenas uma delas oferece atendimento 24 horas na cidade que foi pioneira no atendimento a esses casos.

A senadora defendeu a criação de um núcleo especial do Ministério Público no estado e de núcleos de saúde, além da capacitação de promotores de Justiça para atuar nos casos previstos na Lei Maria da Penha.

Agência Senado