Depois do fim da aliança em BH, PSB rompe com PT em Contagem

A ruptura entre PSB e PT em Belo Horizonte já começa a causar estrago na relação dos dois partidos em outras cidades. Um exemplo é Contagem, onde os socialistas anunciaram, ontem, a retirada do apoio à candidatura do petista Durval Ângelo. O PSB, que tinha indicado o vice de Durval, passa a apoiar o deputado estadual Carlin Moura (PCdoB).

Por Lucas Pavanelli, no jornal O Tempo

Além da ruptura na capital, outro problema tornou inviável o apoio dos socialistas ao PT na cidade da região metropolitana. Na terça-feira, o dirigente do PSB de Contagem, Tilden Santiago, anunciou que uma dissidência política na legenda tentaria uma reviravolta na Justiça para apoiar Carlin.

A decisão de romper com os petistas em Contagem foi tomada ontem por membros do partido em Minas, que reavaliaram a tendência majoritária da legenda em apoiar Durval Ângelo. "A decisão é um reflexo da ruptura entre PT e PSB em Belo Horizonte, onde houve dificuldade de caminharmos juntos", revelou o secretário geral do PSB no Estado, o ex-deputado Mário Assad.

O petista Durval Ângelo não acredita que o quadro eleitoral em Belo Horizonte influencie em Contagem. "Cada cidade tem sua especificidade. Em Contagem estamos em harmonia e o apoio é total", disse. "Prefiro crer no que está registrado na ata do PSB, que foi entregue ao TRE na última segunda-feira, de que há apoio ao PT", encerrou.

O apoio do PSB ao PCdoB pegou de surpresa até mesmo o candidato comunista Carlin Moura, que ainda não tinha sido informado oficialmente sobre a reviravolta. "Eu trabalhei arduamente para que a aliança entre PCdoB e PSB acontecesse, a exemplo do que foi feito em Belo Horizonte. Infelizmente, isso não pôde ser feito em um primeiro momento, mas, se isso se concretizar, fico muito feliz", afirmou.

Com a confirmação do PSB, a aliança em torno do nome de Carlin Moura conta com outros cinco partidos formalmente – PDT, PMDB, PSD, PTdoB e PTC –e negocia, ainda, com o PSOL.

Publicado no jornal O Tempo