Cuba: temporada cultural de verão começa com Noite dos Livros

Com a celebração nesta sexta-feira (6) da Noite dos Livros nas principais cidades do país, Cuba iniciará oficialmente o programa cultural da temporada de verão.

O evento, com início previsto para as duas da tarde, se estenderá até a noite e incluirá apresentação de livros, relançamento de títulos, feiras, palestra com autores e ainda leituras de prosa e poesia.

Entre as novidades literárias da estação destacam-se “Por andar vestida de hombre”, “Dos décadas de Música Anglosajona”, “Las guerreras de la Luz” e “Fábulas Morales”, disponíveis para o público em 19 pontos de venda.

As capitais de províncias se unirão à festa literária com lançamentos de escritores locais, festivais artísticos e ações culturais, iniciativas que buscam estimular o hábito de leitura como opção de lazer no verão.

Aida Bahr, vice-presidenta doInstituto Cubano do Livro, confirmou à imprensa que durante os meses de julho e agosto a literatura continuará como protagonista da cena cultural e chegará aos mais distantes locais do território cubano, contemplando, inclusive, as comunidades serranas e de mais difícil acesso.
Também declarou que serão celebrados os aniversários de personalidades fundamentais no mundo das letras na Ilha, como Nicolás Guillén, Virgilio Piñera e Carilda Oliver, que chega aos 90 anos nesta sexta (6) e será a grande homenageada dos festejos na província de Matanzas.

Apresentações teatrais, festivais de dança, música e gastronomia complementarão a programação literária, que será encerrada em Havana com um concerto do trovador Raúl Torres e seu grupo, a partir das 22 horas.

Christiane Marcondes com informações da AIN e Cubadebate