Jeremy Rifkin: Europa planeja terceira Revolução Industrial

“Crise econômica, aquecimento global, falta de combustíveis fósseis, a nossa civilização está chegando ao fim de um ciclo. A própria espécie humana está ameaçada”, garante Jeremy Rifkin, economista estadunidense, conselheiro da Comissão Europeia e autor do recém-lançado livro A Terceira Revolução industrial.

Em entrevista à Euronews, defende que as energias renováveis são a solução para superar a crise e garantir o futuro dos nossos filhos.

Disse ser muito improvável que a espécie humana sobreviva neste planeta. Fala-se muito sobre a crise econômica, mas defende que o ser humano está sob ameaça enquanto espécie. Não será esta visão um pouco pessimista?

Jeremy Rifkin apresenta dados: "99,5% das espécies que já habitaram neste planeta surgiram e extinguiram-se. É uma arrogância acreditar que vamos viver aqui para sempre. Creio que este é um momento de crise”.

Enfatiza: "Não nos apercebemos da grandeza deste momento. É uma crise da nossa espécie. Podemos dar a volta? Podemos resolver as alterações climáticas? Criar uma economia mais sustentável? Podemos nos transformar em menos de 25 anos? É um grande SE”, diz.

Uma das conclusões de Jeremy é que devemos avançar para uma terceira revolução industrial, baseada em cinco ideias fundamentais, cinco pilares. Quais são eles?

Jeremy Rifkin explica a proposta: "A União Europeia comprometeu-se com uma revolução industrial baseada em cinco pilares. Tive o privilégio de desenvolver este plano com a UE. É o plano oficial endossado pelo Parlamento Europeu e a caminho da Comissão Europeia.”
Saiba mais no vídeo a seguir:

Fonte: Euronews