Chanceler chinês fala sobre equilíbrio e estabilidade da Ásia

O chanceler chinês, Yang Jiechi, apresentou a posição chinesa sobre a situação da Ásia-Pacífico e a questão nuclear da Península Coreana durante uma reunião ministerial da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean, na sigla em inlgês), realizada quinta-feira (12) no Camboja.

Durante o encontro dos chanceleres da Asean, Yang disse que os progressos obtidos na região Ásia-Pacífico se atribuem ao ambiente estável nas últimas décadas e são êxito dos esforços conjuntos dos países. Ele pediu que sejam reforçadas as cooperações e a solidariedade perante os desafios pela frente.

Yang destacou que a estabilidade e desenvolvimento da China, país com a maior população do mundo, vão contribuir com a região. Para ele, o desenvolvimento e a segurança conjuntos são o único caminho para a estabilidade e prosperidade de longo prazo.

Quanto à questão nuclear da Península Coreana, a China apoia a resolução por meio de diálogo e a paridade geral entre as preocupações dos lados envolvidos. Ele também apelou pela prudência e defendeu as negociações do sexteto como um sistema efetivo para manter a paz na Península.

Fonte: Rádio Internacional da China