Rússia acusa Ocidente de tentar minar missão da ONU na Síria

A Rússia advertiu nesta sexta (13) sobre as tentativas ocidentais de pôr fim ao trabalho da Missão de Observação da ONU na Síria, que tem a tarefa de verificar o fim da violência neste país.

Declarações do vice-ministro de Relações Exteriores da Rússia, Guennadi Gatilov, citadas pela agência síria de notícias SANA, indicam que Moscou não descarta que estas pressões sejam uma tentativa de tomar o controle para a repetição da situação da Líbia na Síria, o que é um grave erro, destacou.

O vice-ministro referiu-se à visita, na próxima segunda-feira, a Moscou, do enviado especial da ONU, Kofi Annan, a quem seu país pedirá que trabalhe de forma mais eficaz com a oposição síria.

Ele lamentou que os associados ocidentais no processo não trabalhem de forma efetiva com a oposição, como o faz a Rússia, e assegurou que Annan é um mediador essencial neste processo.

Gatilov queixou-se de que as comunicações do mediador e sua equipe com a oposição não conseguiram nenhum avanço tangível, ao mesmo tempo que pontuou que o plano de seis pontos de Annan é a única base para a solução, tal como referendou a reunião de Genebra no dia 30 de junho.

O vice-chanceler russo reiterou que seu país cumprirá com as obrigações de acordos anteriores com Damasco para o reparo e fornecimento de armamento a esta nação. "Estas armas são defensivas e a Rússia não assinou novos contratos de exportação à Síria nesta esfera", afirmou.

Fonte: Prensa Latina