Vietnã reconstroi réplica de palácio histórico

O Vietnã dispõe hoje de uma réplica em escala do que teria sido o Palácio Imperial de Hue, para reedificá-lo a partir de suas ruínas o que sempre foi considerado um importante ícone histórico cultural da nação.

A conclusão desse modelo em miniatura constitui apenas uma primeira etapa de um paciente programa de restauração que iniciou-se em 1998, a cargo de especialistas do Centro de Conservação de Monumentos do Vietnã e da universidade japonesa de Wasada.

O palácio Can Chanh, na antiga cidadela de Hue, construído em 1804 durante o reinado de Gia Long, que acolhia cerimônias e visitantes de Estado, foi demolido em 1947 durante a luta do povo vietnamita contra o colonialismo francês.

Para contar como guia para o futuro trabalho que será realizado a seguir, os especialistas tiveram que revisar documentos históricos e políticos da dinastia Nguyen, que fez de Hue a antiga capital do país, e fotos em branco e preto do início do século passado.

Da mesma forma mediram pilares remanentes, estudaram técnicas de construção da época e entrevistaram artesãos idosos que viram o palácio em todo seu esplendor.

Segundo Phan Thanh Hai, do centro de conservação monumental, não só se deseja restaurar a arquitetura, senão também um ícone da cidade.

O projeto total tem um custo de US$ 32 milhões, e espera-se que seja concluído em 2015.

Fonte: Prensa Latina