Os desafios de Londres nos Jogos Olímpicos de 1908, 1948 e 2012

Transformações políticas, sociais e culturais e, principalmente, o desenvolvimento dentro e ao redor do mundo do esporte, fazem com que as Olimpíadas de 2012 tenham muito poucas semelhanças com as antigas edições londrinas.

O elo entre os Jogos disputados na capital da Inglaterra em três diferentes momentos fica por conta dos desafios de sediar o maior evento esportivo do planeta.

Se em 1908, após a desistência de Roma, então eleita como sede pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Londres teve como vilão o pouco tempo para organizar a Olimpíada, na época com 2.008 atletas, hoje o desafio é montar uma estrutura para abrigar 10.500 esportistas.

Além disso, a cidade teve que montar um grande esquema para receber as centenas de milhares de turistas que chegam de todas as partes do mundo para acompanhar o evento. A expectativa do governo inglês é receber 450 mil turistas nesta época.

Em 1908, a pouca estrutura fez com que o evento tivesse seis meses de duração (de 27 de abril a 31 de outubro). Na mesma cidade, 104 anos depois, os Jogos contam com investimentos de mais de 30 bilhões de reais apenas do governo inglês. Serão os Jogos Olímpicos mais caros da história e terão apenas 17 dias.

Recém-saída da Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra voltou suas atenções para os Jogos de Londres, em 1948. Foi a primeira edição da Olimpíada transmitida pela televisão, somente para a capital e por alguns poucos aparelhos que existiam à época. A tecnologia, porém, foi embrião para o mercado de direitos de transmissão que movimenta o mundo esportivo nos dias de hoje. Neste ano, a taxa de transmissão para a Olimpíada chegou a 1,181 bilhão de dólares.

Voluntariado e segurança

Se em 1908 e 1948, a organização dos Jogos Olímpicos não contava com trabalho de voluntários, em 2012 eles são mais do que necessários. Neste ano, cerca de 10 mil pessoas foram contratadas para atuar no suporte do evento, além das milhares de vagas de trabalho abertas em função da Olimpíada.

A segurança, setor de maior preocupação do governo inglês para o evento, contará com staff ainda maior. Somente a Scotland Yard, polícia metropolitana inglesa, terá 12.500 homens à disposição. O exército inglês também estará presente, com 3.500 soldados destacados para o trabalho. Somada a isso, uma empresa de segurança também foi contratada para cuidar da proteção de atletas e público. Depois dos Jogos Olímpicos de 1908 e 1948, Londres conta os dias para abrigar, no próximo dia 27, a grande festa do esporte mundial pela terceira vez.

Fonte: Empresa Brasil de Comunicação