Cresce o comércio chinês com mercados emergentes

Com a desaceleração das economias europeia e norte-americana, os exportadores chineses começaram a procurar novas oportunidades nos mercados emergentes.

Truelove Group Co., Ltd., um exportador de tapetes com sede na cidade de Yiwu, na Província de Zhejiang, no leste da China, é um dos beneficiários de um mercado de exportação em transformação.

Embora a maioria de suas exportações tenham como destino os mercados europeu e norte-americano, suas vendas no Oriente Médio e África aumentaram gradualmente desde 2009, segundo o presidente da companhia, Liu Yuanqing.

Segundo as estatísticas do Departamento Provincial de Estatísticas de Zhejiang, as exportações da província para os países europeus diminuíram 6,8% no primeiro semestre de 2012, enquanto as exportações para África, América do Sul e Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean, em inglês) aumentaram 20,6%, 10,7% e 10,4% no mesmo período, respectivamente.

Desenvolver o comércio com os países emergentes ajudará a China a reduzir o desequilíbrio comercial causado por uma grande dependência dos mercados europeu e norte-americano, afirmou Craig Pepples, presidente de assuntos corporativos da Global Sources, uma companhia de mídia de negócios entre empresas com base em Hong Kong.

Em uma feira organizada pela Global Sources, 96% das empresas participantes revelaram que aumentarão as importações da China.

A China criou diversas regulações para encorajar suas empresas a desenvolver o comércio com os mercados emergentes. O volume do comércio exterior com os mercados emergentes deverá representar 58% do comércio total do país até 2015.

Fonte: Rádio Internacional da China