China prioriza estabilidade da economia

As autoridades chinesas reafirmaram na terça-feira que priorizarão o crescimento econômico estável, e insistirão em uma política fiscal proativa e uma política monetária prudente a fim de superar as dificuldades econômicas.

A atual velocidade do crescimento econômico está dentro das expectativas, mas o ambiente exterior ainda é rígido e desafia o desenvolvimento, de acordo com um comunicado de imprensa publicado depois de uma reunião do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), presidido pelo presidente chinês, Hu Jintao.

"Devemos observar os questões e riscos, aumentar a conscientização e melhorar os preparativos", diz o comunicado.

"Devemos manter a confiança firme em nossos esforços para promover o crescimento econômico estável e relativamente rápido", afirma.

A queda no número de pedidos da Europa e outros parceiros comerciais afetaram as exportações da China. Além disso, o setor de bens imóveis com desenvolvimento lento também influenciou o crescimento econômico do país, cuja taxa registrou 7,6% no segundo trimestre, nível mais baixo desde o primeiro trimestre de 2009.

O governo chinês prometeu expandir a demanda doméstica, desenvolver a economia real, acelerar as reformas e melhorar a vida do povo no restante do ano.

Surgiu em algumas cidades a possibilidade de recuperação dos preços dos imóveis. O comitê indica que aplicará políticas de controle para reduzir a demanda especulativa e fornecerá mais apartamentos pequenos e casas de subsídio governamental.

O comitê também prometeu reduzir impostos, manter o crescimento moderado de créditos, aperfeiçoar as estruturas de investimento e aumentar a eficiência.

O governo dará mais apoio para projetos-chave e implementará políticas de estímulo para capitais privados, segundo o comitê, e as políticas do comércio exterior serão mantidas.

Em 26 de julho, Hu pediu mais esforços para garantir a produção agrícola, encorajar negócios pequenos e estabilizar o mercado de empregos, acrescentando que as autoridades devem manter-se alertas quanto aos riscos econômicos e observar as mudanças na economia global.

Vantagens do PCCh

A principal revista do Partido Comunista da China (PCC), Qiushi (Buscar a Verdade), publicou nesta quarta um artigo do vice-presidente chinês, Xi Jinping, sobre as vantagens do Partido.

O artigo é intitulado "Manter e aproveitar sempre de forma completa as vantagens exclusivas do Partido".

Xi também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC, membro do Secretariado do Comitê Central do PCC e vice-presidente da Comissão Militar Central.

Fonte: Rádio Internacional da China