Aldo Rebelo discute parceria com ministra do esporte da Austrália

Os ministros do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo, e da Austrália, Kate Lundy, em encontro em Londres, na tarde desta quarta-feira (1º), conversaram sobre inovações tecnológicas e parceria entre os países para troca de informações. O ministro explicou para a colega australiana que a inovação sustentável tem sido o foco dos estádios da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. "A maioria deles terá energia solar. Como é um equipamento caro, estamos fazendo parceria com as companhias elétricas."

Aldo Rebelo discute parceria com ministra do esporte da Austrália - Ministério do Esporte

"Temos empresas com grande experiência no mercado que estão desenvolvendo inovações tecnológicas, especialmente na construção dos estádios. Isso nos dará uma tecnologia que posteriormente será usada em estruturas privadas e públicas, como escolas e hospitais", disse Aldo Rebelo.

A ministra australiana gostou do que ouviu e confirmou que os dois países têm muito o que conversar. "Temos a mesma preocupação de vocês em buscar novas tecnologias na área sustentável", afirmou Kate Lundy. "O governo inglês reconheceu a nossa experiência com os Jogos de Sydney e admitiu que se baseou em muitas coisas nossas. Podemos preparar um documento para vocês usarem como subsídio", completou ela.

Cooperação

Em dezembro de 2010, os dois países assinaram um Memorando de Entendimento entre o Ministério do Esporte do Brasil e o Ministério de Negócios Estrangeiros da Austrália. O objetivo é promover cooperação esportiva, considerando ainda oportunidades comerciais.

No acordo, Brasil e Austrália se comprometeram a facilitar um programa estruturado de visitas oficiais de governo e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos para compartilhar conhecimentos e boas práticas em áreas relativas a organização e realização de grandes eventos.

Da redação de Brasília
Com informações do Ministério do Esporte