Bogu Kailai é julgada por homicídio intencional

Começou nessa quinta-feira (9) no Tribunal Popular Intermediário da Cidade de Hefei, capital da Província de Anhui, leste da China, o julgamento do assassinato do cidadão britânico Neil Heywood. Bogu Kailai e Zhang Xiaojun são acusados de homicídio intencional.

Bogu Kailai e seu filho de sobrenome Bo tiveram conflitos com Neil Heywood por interesses econômicos. Preocupada com a ameaça de Neil Heywood à segurança pessoal de seu filho, Bogu Kailai decidiu matar o britânico.

Bogu Kailai pediu que Zhang Xiaojun, outro réu e funcionário do escritório-geral do Comitê Municipal do Partido Comunista da China (PCC) em Chongqing, convidasse Heywood a viajar de Pequim a Chongqing, no sudoeste da China, e o acompanhasse. Heywood ficou no quarto Nº 1605 do 16º andar do Hotel Lucky Holiday.

Em 13 de novembro de 2011, Bogu Kailai se reuniu com Heywood em seu quarto no hotel para uma bebida. Depois que o britânico ficou bêbado, ela inseriu veneno na bebida, provocando sua morte. A substância havia sido preparada anteriormente e trazida por Zhang ao hotel.

A procuradoria alega que o fato de que os dois réus envenenaram a vítima até a morte é claro e a evidência, substancial.

Seus atos violaram o Artigo 232 do Código Penal da República Popular da China. Os dois réus devem assumir as responsabilidades criminais pelo homicídio intencional.

Fonte: Rádio Internacional da China