China destina terra para habitações para população de baixa renda

A China destinou mais de 20 mil hectares de terra para apoiar a construção de habitações para população de baixa renda este ano, disse um funcionário do Ministério da Terra e dos Recursos Naturais na terça-feira.

A nação planeja distribuir 47,6 mil hectares de terra para projetos de construção de moradias do tipo em 2012, mais do que os 43,6 mil hectares distribuídos no ano passado, disse o vice-ministro Hu Cunzhi em um seminário sobre políticas de moradias de baixo custo.

A China intensificou a construção de habitações para população de baixa renda nos últimos anos, uma vez que os altos preços dos imóveis deram origem à reclamações da população.

Os preços dos imóveis mostraram sinais de repercussão nos últimos meses, depois que o governo aliviou o controle sobre o crédito para estabilizar a economia desacelerada.

O governo vem mantendo as medidas anteriormente adotadas de controle do mercado, tais como entradas mais altas e impostos prediais experimentais para controlar os preços das habitações.

O governo prometeu construir 36 milhões de habitações para população de baixa renda durante o período de 2011-2015 para suprir a demanda das famílias de baixa renda. Em 2011, foi iniciada a construção de 10 milhões de moradias do tipo.

Fonte: Rádio Internacional da China