Brasil bate recorde e tem a maior safra da história do país

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, anunciou, nesta quinta-feira (9), que o Brasil alcançou a maior safra da história apesar da seca no Sul e no Nordeste. Ribeiro comunicou a presidenta Dilma Rousseff que o país terá uma safra de 165,9 milhões de toneladas este ano, com uma área plantada de 50,81 milhões de hectares.

Milho

Segundo o ministro, a última safra foi “a maior da história do país” e isso pode levar a uma revisão para cima da projeção do Plano Safra lançado no mês passado. Houve um crescimento de 1,9% em relação à safra 2010/2011, quando a produção atingiu 162,8 milhões de toneladas.

“Anunciar a maior safra da história é uma alegria para qualquer ministro da Agricultura. Eu tive essa alegria quando comuniquei à presidenta Dilma a maior safra da história brasileira — 165 milhões de toneladas — e isso é o reconhecimento do povo brasileiro à capacidade de produzir da agricultura brasileira”, afirmou o ministro após reunir-se com a presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com Ribeiro, a presidenta demonstrou muita satisfação ao receber a notícia. E ressaltou que “se nós reparamos no número a que nós chegamos, isso pode nos levar a uma situação em que talvez tenhamos que revisar a nossa projeção da safra que nós fizemos quando lançamos o Plano Safra. Talvez venhamos a atingir os 170 milhões de toneladas ainda este ano. Isso é uma notícia extremamente boa. Essa é uma notícia que fortalece ainda mais o produtor brasileiro, fortalece aqueles que trabalham no campo, que produzem e mostra que o Brasil está cada vez mais caminhando para uma política agrícola com resultados objetivos para a produção”.

Segundo o ministro, no próximo ano os números serão ainda mais “significativos” por conta de incentivos governamentais: “vamos ter um volume de recursos mais significativos ao médio produtor, vamos ter o plano nacional de armazenamento já funcionando, com várias situações já acontecendo e vamos ter a regionalização já atuando de forma incisiva em algumas regiões brasileiras”.

Mendes Ribeiro afirmou ainda que o setor que se destacou nesta safra foi o milho, que teria contribuído “de forma decisiva” para elevar os números. Ainda de acordo com o ministro, a alta na produção seria uma contribuição ao crescimento do PIB em “momento difícil”.

“O Brasil é um país agrícola, um país que tem na sua agricultura um grande fator de desenvolvimento. A mola propulsora do desenvolvimento brasileiro sempre tem sido a agricultura. E não vai deixar de ser e não vai deixar de dar a sua contribuição para o momento difícil que o país possa estar, de uma forma ou de outra, enfrentando diante das crises mundiais”.

Com agências