62% dos eleitores avaliam o governo Dilma como bom ou ótimo

Para 62% dos eleitores brasileiros o governo da presidenta Dilma Rousseff é avaliado como ótimo ou bom. Os dados são da pesquisa Datafolha, publicada nesta terça-feira (14) pela Folha de S. Paulo.

A administração de Dilma é regular para 30% dos eleitores e 7% a consideram ruim ou péssima. A pesquisa, realizada na última quinta-feira (9), ouviu 2.562 pessoas com 16 anos ou mais em 159 municípios. A margem de erro é de 2 pontos.

O Datafolha também pediu para os entrevistados atribuírem uma nota de 0 a 10 ao desempenho do governo. A média foi 7,4. Em abril, a nota foi um pouco maior: 7,5.

Na comparação com os quatro mandatos presidenciais anteriores, só o ex-presidente Lula atingiu mais de 60% de aprovação no período equivalente. Em setembro de 2008, em seu segundo mandato, ele tinha 64% de ótimo e bom.

No recorte conforme as regiões do país, a maior aprovação está no Nordeste, onde 68% dos eleitores classificam o governo Dilma como ótimo ou bom. A menor está no Sul, com 54%.

De acordo com a renda familiar, o maior índice de aprovação do governo ocorre entre os que recebem até dois salários mínimos, 66%. A avaliação do governo da presidenta Dilma também varia entre pessoas que moram em municípios do interior do país e nas capitais. No interior, a aprovação chega a 68%. Nas regiões metropolitanas, essa taxa é de 54%.

O instituto também direcionou a pesquisa questionando o índice de aprovação do governo para pessoas que dizem conhecer, ou não, o julgamento do “mensalão”, no Supremo Tribunal Federal. A aprovação da administração Dilma se mantém em 62% entre o grupo que diz ter conhecimento do julgamento e por 63% daqueles que o ignoram.

Com informações das agências