Assis Melo homenageia Agrale com sessão solene na Câmara

A direção e os trabalhadores e trabalhadoras da fábrica gaúcha Agrale, de equipamentos agrícolas, foram homenageados pelo deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que solicitou e presidiu uma sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira (17), para marcar os 50 anos de fundação da empresa.

“A Agrale integra o setor produtivo que gera emprego e renda para a população brasileira”, afirmou o deputado, destacando que, em 2010, a empresa Em 2010, a empresa empregava 1.634 funcionários, sendo 14,4% mulheres e 87,6% homens.

Em seu discurso. Assis Melo destacou outras características da empresa que justificam a homenagem: “É uma empresa com capital 100% nacional, que tem o pioneirismo como sua marca, não para de crescer desde a sua fundação até hoje e enche de orgulho a Região da Serra Gaúcha, o Rio Grande do Sul e o país”.

O presidente da empresa, Hugo Záterra, falou sobre a trajetória da empresa, fundada em 14 de dezembro de 1962 em Porto Alegre (RS), que produz caminhões, chassis, tratores, motores e veículos agrícolas, e a incorporação de novas tecnologias a seus produtos, o que a fez conquistar o mercado mundial.

Atualmente, a Agrale tem uma rede de distribuição que permite sua presença em diversos países, entre os quais a África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, Kuwait, Nigéria, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), gaúcho como a homenageada, a empresa apostou no futuro do Brasil, da agricultura e do homem do campo. Maia não compareceu à sessão solene, mas enviou discurso que foi lido no Plenário, onde elogiou a iniciativa de Assis Melo, que reconhece o mérito da empresa brasileira.

Da Redação em Brasília