Irã: Não Alinhados têm grande presença na ONU

O presidente do Parlamento iranianio, Ali Larijani, disse neste domingo (19) que os países não alinhados têm grandes responsabilidades no âmbito das Naçõe Unidas.

As declarações foram feitas à margem de uma reunião com os membros da equipe iraniana nos Jogos Paraolímpicos. Ele fazia alusão à desistência do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, de participar da reunião de cúpula do Movimento do sPáises Não Alinhados, que se inicia em Teerã no próximo domingo (26).

"A decisão de Ban Ki-moon de participar da cúpula de Teerã não causa qualquer problema para a reunião do Movimento dos Países Não Alinhados", afirmou.

Ele salientou que a participação dos países do Movimento dos Não Alinhados na ONU é grande e é benéfico para a ONU para participar da reunião se esta quer ter uma presença global no mundo.

Por outro lado, Larijani observou que a presença do presidente egípcio, Mohammed Morsi, na reunião dos Não Alinhados é muito útil e benéfica.

"Há muito tempo, o Egito e o Irã como dois grandes países muçulmanos tiveram laços estreitos e desempenharam papéis-chave na civilização islâmica", acrescentou.

Agência Irna