MTur e entidades debatem preparação do setor turístico para Copa

O presidente da Embratur, Flávio Dino apresentou o trabalho da empresa na divulgação do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, com a campanha O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida (em inglês, The World Meets in Brazil. Come Celebrate life), na reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), realizada nesta terça-feira (21) em Brasília. A campanha terá duração de dois anos, até a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

MTur e entidades debatem preparação do setor turístico para Copa - Embratur

Suzana Dieckmann, representante do Ministério da Educação falou do programa de qualificação Pronatec Copa, de oferta de vagas e cursos para qualificação profissional, com metas a serem cumpridas também até 2014. Dieckmann disse que este ano, o programa está ofertando 80 mil vagas, de um total de 240 mil que serão abertas até 2014.

A assessora especial do MTur falou também sobre o Pronatec In Company, viés do programa voltado para a realização de cursos dentro das empresas. A modalidade já atende profissionais de empreendimentos de estados como o Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal e Goiás. Em Pernambuco, por exemplo, a demanda para o treinamento de recepcionistas de hotel surgiu da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha.

Copa Orgânica e Sustentável

Na reunião, também foi apresentada a Campanha Copa Orgânica e Sustentável, que será lançada em novembro, na Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo.

"Mostramos hoje para representantes de todos os tipos de empresas ligadas ao turismo – bares, hotéis, restaurantes, agentes de viagem, promotores de eventos – a campanha Copa Orgânica e Sustentável, a fim de sensibilizá-los para esta iniciativa. Isso é fundamental, porque nossa campanha vai depender da adesão do setor", diz Arnoldo de Campos, diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor (DEGRAV) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A campanha tem como meta principal ampliar a produção e o consumo consciente dos produtos com os selos da agricultura familiar, do comércio justo e solidário e com indicação geográfica, levando esses produtos (alimentos, bebidas, cosméticos e artesanato, entre outros) para serem vendidos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes, supermercados e outros espaços comerciais.

"A campanha vai aproximar oferta e demanda para que o consumo sustentável possa se expandir no país, gerando oportunidades para a agricultura familiar", resumiu o diretor do DEGRAV.

Ainda na primeira parte da reunião, técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentaram o Sistema de Informações Integrado do Mercado de Trabalho no Setor Turismo (SIMT).

O CNT tem 71 membros, dos quais 29 representantes do poder público, 39 de entidades privadas e três indicações da Presidência da República.

Da redação em Brasília
Com informações do MTur