Congresso discute competitividade do Brasil na próxima década

A 10ª edição do Congresso Internacional Brasil Competitivo reunirá, na terça-feira (28), em Brasília, especialistas nacionais e internacionais para debater “Os desafios de competitividade na próxima década”. Além de discutir meios de superar gargalos de infraestrutura e logística, os convidados abordarão formas de reverter os desafios da crise externa, as questões tributária, trabalhistas e regulatórias, para promover um salto na qualidade dos serviços e produtos brasileiros.

Segundo os organizadores do evento, o Brasil passa por uma janela de oportunidades de desenvolvimento sem paralelo na história do país. “Com a mudança estrutural no perfil demográfico da população brasileira, teremos à nossa frente pelo menos duas décadas em que o número de cidadãos em idade produtiva será maior do que a proporção da população jovem somada aos aposentados, permitindo maior geração de poupança e investimento no período”.

E avaliam ainda que para aproveitar plenamente esse momento, o país precisa discutir e buscar solução para os grandes temas que ainda emperram o desenvolvimento, como a qualidade da educação, os gargalos de infraestrutura e logística, os desafios da crise externa, as ineficiências de gestão, as questões tributária, trabalhista e regulatória, que devem ser o foco desse trabalho conjunto entre iniciativa privada, governo e terceiro setor.

Com uma programação que inclui reflexões sobre os temas “Panorama da Competitividade no Brasil”, “Panorama da Competitividade no Mundo” e “A competitividade e as empresas nos próximos 10 Anos”, o evento contará com a participação do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do representante do Banco Central do Brasil, Geraldo Magela de Siqueira, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), David Sergio Kupfer.

Da redação em Brasília